A indústria das motos presenciou durante anos uma corrida ao armamento: mais potência, binário, aerodinâmica… tudo em busca da moto mais impressionante. Mas este paradigma poderá estar a mudar.
As motos de 400cc, como as Triumph Speed 400 e Scrambler 400, estão a conquistar o mercado, oferecendo aos novos motociclistas uma experiência acessível e divertida, sem os perigos das superdesportivas de 1000cc, e prova disso são os números da marca, que revelou ter vendido, entre essas motos, 50 000 mil unidades em apenas um ano. Números impressionantes, diga-se.
Outras marcas como Kawasaki, KTM e BMW também estão a apostar neste segmento, reconhecendo a importância de atrair novos adeptos para o mundo das duas rodas.
Para os motociclistas experientes, as 400cc também podem ser uma opção interessante, proporcionando mais diversão e controlo em cenários do dia-a-dia.
A popularidade crescente das 400cc indica um novo rumo para a indústria das motos, com foco na acessibilidade, na segurança e na diversão para todos os níveis de condução.