Souselas recebeu no último domingo a derradeira jornada do Campeonato Nacional de Enduro – CFL 2024, num fim de semana em que também se encerrou o Campeonato Nacional de Mini Enduro – Jetmar. Já existiam campeões encontrados antes desta ronda, que nem por isso deixou de ter motivos de interesse num contexto em que a chuva marcou presença e até obrigou a alguns ajustes no traçado.
Em Elite Geral e Elite 2, Julien Roussaly já se tinha sagrado campeão em Tábua, ao passo que Fábio Magalhães conquistara os Troféus de Verde Absoluto e Verdes 1. A chuva em Souselas obrigou a reduzir significativamente o percurso dos Infantis logo na ronda de Mini Enduro no sábado.
E nos Infantis, Santiago Pereira (Yamaha) foi o vencedor da prova, batendo Martim Alves e Luís Ribeiro, ao passo que Gabriel Xavier concluiu em quarto e Maria Inês sofreu uma queda que não lhe permitiu chegar ao fim. Robi Tikkanen levou a sua GasGas ao triunfo nos Juvenis, ao superiorizar-se perante Gustavo Pitschieller e Simão Severino. Deste modo, a categoria teve três vencedores diferentes em outras tantas provas do Campeonato Nacional de Mini Enduro – Jetmar.
Os juniores foram a classe mais concorrida, com o regresso de Domingos Cunha (Yamaha) às vitórias, face a Afonso Cruz e Rui Sousa que o acompanharam no pódio. Quanto às Clássicas, António Oliveira (Yamaha) impôs-se na classe 1, ao passo que Fábio Magalhães (Yamaha) foi o mais forte na classe 2. A bordo de motos da Honda, Manuel Moura, levou a melhor na classe 3, José Nogueira na classe 4 e Nélson Cunha na classe 5.
O CNE realizou-se no domingo, e mais uma vez a chuva que caiu na região de Souselas foi uma condicionante: numa época habitual de tempo seco e calor, o traçado não estava preparado para tanta chuva. O arranque foi adiado em meia hora.
Na primeira volta, Roussaly cometeu um erro que lhe valeu quatro minutos de penalização logo no início. O campeão de Elite Geral e Elite 2 recuperou de forma impressionante para ser terceiro, enquanto Luís Oliveira (Yamaha) celebrou o primeiro triunfo absoluto da época – além de consumar o título de Elite 1. Em segundo ficou Renato Silva (Beta), a 1m18s do vencedor e com a vitória na classe Elite 2.
A classe Open também teve várias penalizações na primeira volta, sendo Rúben Ferreira (Beta) o vencedor no final para garantir os títulos Open Absoluto e Open 2. Filipe Taniko Oliveira, numa moto da Beta, foi campeão Open 2 apesar de ter estado ausente devido a lesão.
Tomás Rodrigues (Yamaha) esteve em destaque nos Verdes com a vitória absoluta e em Verdes 1, sendo Tomás Alves (GasGas) segundo e vencedor em Verdes 3. Luís Pinto Jr. (KTM) ficou no lugar mais baixo do pódio absoluto e ganhou em Verdes 2 onde foi campeão. Magalhães, já campeão, competiu na classe Open, e em Verdes 3 Bruno Gomes (KTM) conseguiu o título.
Vilde Holt, numa Husqvarna, foi a mais forte nas Senhoras, batendo as portuguesas Mariana Afonso e Francisca Henriques, para também selar o título nacional. Rui Sousa (Fantic) ganhou o Troféu de Promoção e a ronda de Souselas, tal como conseguiram fzer Cláudio Belchior (KTM) em Super Veteranos e Manuel Moura (Yamaha) nos Veteranos.
Agora, decorrerão dois meses de pausa de verão nas grandes competições nacionais de Enduro, antes do regresso com o Campeonato Nacional de Enduro Sprint – Moto Espinha em setembro.
Comments 6