As formas intemporais da Vespa Primavera são combinadas com os temas e padrões do Batik, o tecido tradicional indonésio, obtido através de processos de fabrico exclusivos e preciosos, reconhecidos como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
Os vestígios mais antigos da arte e da técnica do Batik remontam ao século XII.
Este tecido particular, que é impresso ou decorado à mão, utiliza sempre cera de abelha. Tem as suas origens na ilha de Java e foi inicialmente utilizado para embelezar o vestuário das classes aristocráticas, antes de se espalhar pelo arquipélago indonésio. Atualmente, o Batik continua a ser um elemento central da cultura indonésia, sendo usado diariamente e não apenas em eventos formais.
Ao longo dos séculos, o Batik passou a incorporar uma filosofia simbólica, bem como um verdadeiro meio de expressão, cortesia dos desenhos tradicionais utilizados, que têm um significado diferente consoante a forma ou os elementos que representam. Assim, as variedades de Batik vão do Parang Rusak, reservado à realeza e à nobreza, ao Sawat, símbolo do poder, ao Semen, que evoca os símbolos da energia cósmica, e ao Udan Liris, emblema da fertilidade.
O Batik chegou à Europa no século XIX, tornando-se uma ponte entre a cultura oriental e ocidental; os seus padrões exoticamente elegantes influenciaram estilos-chave como a Arte Nova e, atualmente, o mundo da alta costura.
A Vespa Primavera Batik abraça os valores universais desta filosofia para criar uma edição especial que é uma ode à vida e à alegria, à viagem e à descoberta. A sua cor de base, o verde Batik, evoca as ondas que rebentam nas praias tropicais. As linhas mais rigorosas evocam templos escondidos, enquanto a decoração Batik reúne nada menos que sete motivos místicos diferentes, provenientes das ilhas de Java, Sumatra e Bali. Entre os temas a que se referem os sete padrões diferentes de Batik que decoram a Vespa contam-se a prosperidade e as origens da vida, a força e a longevidade, o respeito pelas origens, o charme e o carisma, a liderança e a sabedoria. Estes valores estão naturalmente associados à Vespa, à sua história e ao seu profundo e autêntico multiculturalismo.
As decorações Batik que adornam a Vespa primavera são aplicadas utilizando a tecnologia Water Transfer, começando pelo “cravattino”, o friso caraterístico e distintivo da frente, bem como embelezando a abertura do porta-luvas no contra-escudo e percorrendo o estribo e os flancos da Vespa. O selim, de cor castanha clara com costuras em tons verdes, confere um toque natural, lembrando as cores das praias ensolaradas.
A caixa superior a condizer, personalizável com autocolantes Batik (disponíveis em separado), amplia as funcionalidades da Vespa primavera Batik, acrescentando espaço de carga e completando a estética de uma das versões mais alegres da Vespa na sua longa história.