O grupo chinês de motos Qianjiang é um nome que temos encontrado em várias ocasiões nas notícias. A empresa parece ter uma fonte inesgotável de recursos quando se trata de produzir novas motos, embora de estilo “cookie-cutter”. A QJ tem sob a sua alçada marcas como a QJ Motor, Benelli, Keeway e MBP, e detém uma parte substancial da indústria automóvel chinesa.
Nos últimos anos, a QJ expandiu-se para o mercado global e, atualmente, é um forte interveniente no mercado europeu, especialmente no que diz respeito a modelos para condutores principiantes. A mais recente adição à sua linha de produtos vem na forma de uma cruiser de média cilindrada chamada C352LS sob a marca MBP, ou Moto Bologna Passione. Embora o seu nome possa parecer mais adequado ao mercado dos smartphones, a C352LS assume a forma de uma moto cruiser elegante e retro-moderna, com um estilo inspirado em modelos como a Indian e a Harley-Davidson.
À superfície, é uma moto “cruiser” com um guiador alto e comandos para a frente. A sua carroçaria aerodinâmica e o farol oval horizontal remetem para imagens da Harley Sportster S e da Indian Scout. De facto, quando observada de alguns ângulos, a MBP C352LS parece um pouco magra, com muito espaço entre o quadro, o motor e o escape.
Por falar em desempenho, a C352LS não tem um motor bicilidnrico como as suas irmãs de maior cilindrada, a C1002V e a C650V. No seu lugar está um motor bicilíndrico mais compacto (e mais barato), com 349,5 cc de cilindrada. Produz uns estáveis 32,6 cv às 8.000 rpm e 26 Nm de binário. A MBP diz que a moto tem uma velocidade máxima de 120 km/h.
Tendo em conta as especificações de desempenho, é óbvio que esta moto se destina a condutores principiantes, com o seu baixo peso de 170 kg a torná-la ainda mais acessível a novos condutores. Tendo em conta uma capacidade de combustível de 14 litros, estamos a olhar para um peso de cerca de 184 kg.
A C352LS tem como base um quadro de aço rudimentar de berço duplo. O equipamento de suspensão consiste numa forquilha dianteira invertida sem ajuste e um par de amortecedores na traseira; tudo bastante comum para uma moto deste segmento. Curiosamente, a MBP reduziu as proporções da moto, com rodas dianteiras de 16 polegadas e traseiras de 15 polegadas. Este tamanho de roda deve ser um desafio para os condutores encontrarem pneus quando chegar a altura de os substituir.
Até ao momento, a MBP ainda não anunciou os mercados específicos onde a C352LS estará disponível, bem como o seu preço. No entanto, tendo em conta que a moto foi apresentada na EICMA, podemos assumir que está prevista a sua estreia na Europa. Além disso, as suas especificações sugerem que se trata de uma cruiser compatível com a norma A2 para jovens condutores.