O fabricante chinês de motos Kove chegou ao mercado mundial em 2022 e, no ano em que esteve no centro das atenções, tem trabalhado intensamente para lançar novos modelos. Atualmente, a Kove opera predominantemente nos mercados chinês e europeu e não mostra sinais de abrandamento.
Parece estar a seguir a fórmula de muitas outras marcas chinesas que obtiveram um sucesso notável na Europa, oferecendo uma variedade saudável de modelos para uma gama diversificada de motociclistas. Já falámos anteriormente da réplica da 450 Rally, bem como da moto de aventura 510X, para não mencionar os modelos desportivos e naked 400RR e Cobra 321. Com todas as bases praticamente cobertas, a Kove decidiu oferecer uma máquina mais “orientada para o estilo de vida” sob a forma da 510F Scrambler, porque quem não gosta de uma moto de duas rodas de inspiração retro e robusta?
Embora a nova Kove 510F Scrambler possa ter o nome Kove, não é uma moto original, uma vez que tem muito – provavelmente demasiado – em comum com outras scramblers de marca chinesa de uma variedade de outros fabricantes. Parece que já vimos esta moto antes, sob a forma da Bristol Veloce 500 nas Filipinas e, pouco tempo depois, a Jawa RVR500 na Índia. A moto é provavelmente a mesma produzida pelo gigante chinês das motos Loncin, embora ligeiramente alterada em termos de estilo e especificações.
A Kove 510F tem um motor bicilíndrico com uma cilindrada de apenas 500 cc. Esta unidade de 498 cc, arrefecida a líquido e com injeção de combustível debita 47,6 cv de potência e 45 Nm de binário, e envia a potência para a roda traseira através de uma caixa manual de seis velocidades. Se este for, de facto, o mesmo motor encontrado em outras scrambler chinesas, então as suas raízes remontam ao bicilíndrico de 471 cc da Honda – um motor que ainda hoje vemos em modelos como a CB500F e a NX500.
Tal como a sua irmã de aventura, a Kove 510F tem um quadro tubular em aço. Também como as suas congéneres Bristol, Jawa e Voge, a 510F tem um braço oscilante de uma face que lhe proporciona um aspeto premium.
Quem copiou quem?
https://www.macbor.pt/eight-mile-500-scrambler-m-18-pt
não penso existir dúvidas 🙁