• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Novidades - Actualidade

Nova vaga de Superdesportivas tem «identidade» diferente e não apaga da memória algumas referências históricas

by Daniel Rhodes
Abril 30, 2025
in Novidades - Actualidade
0
Nova vaga de Superdesportivas tem «identidade» diferente e não apaga da memória algumas referências históricas

Source: Yamaha

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Nos últimos anos, o panorama das motos desportivas sofreu mudanças profundas. O segmento intermédio, dominado outrora pelas icónicas 600cc de quatro cilindros em linha, tem vindo a ser substituído por uma nova geração de motos que misturam estilo desportivo com características mais urbanas. Modelos como a Yamaha R7, a Suzuki GSX-8R e a Triumph Daytona 660 são exemplos desta nova vaga, combinando visual agressivo com motores menos radicais e uma posição de condução mais confortável — características herdadas de motos naked. Para muitos puristas, esta transição é um verdadeiro sacrilégio.

Contudo, há ainda espaço para as superdesportivas puras — aquelas que definiram uma era no motociclismo. Duas máquinas destacam-se neste contexto: a Honda CBR600RR e a Yamaha YZF-R6.

RelatedPosts

O regresso das sport bikes confortáveis: equilíbrio entre desempenho e versatilidade

Chiba implementa legislação inovadora para estacionamento de motociclos

Impressão 3D está a dar nova vida a motociclos centenários

A Honda CBR600RR, lançada em 2003, nasceu com uma missão clara: ser uma verdadeira moto de competição para a estrada. Ao contrário da sua antecessora, a prática e equilibrada CBR600F4i, a nova RR foi inspirada na RC211V de MotoGP, com quadro em alumínio, suspensão invertida e uma ciclística claramente orientada para a performance. Com 117 cv de potência e uma velocidade máxima próxima dos 260 km/h, a CBR600RR marcou presença em inúmeros campeonatos, destacando-se nas pistas e arrecadando múltiplos títulos no Mundial de Supersport. Preparada para competição, consegue atingir os 140 cv na roda traseira — números verdadeiramente impressionantes para uma 600cc. Um exemplar com turbo atingiu mesmo os 331 km/h nas planícies de sal de Bonneville.

Apesar de ter sido descontinuada em 2017, a CBR600RR regressou em 2021 ao Japão e, mais recentemente, à Europa com atualizações significativas, incluindo painel TFT e unidade de medição inercial (IMU). Contudo, os Estados Unidos continuam a receber a versão antiga, sem estas melhorias.

Já a Yamaha YZF-R6 é, para muitos, a rainha das 600cc. Lançada em 1999, foi a primeira do seu segmento a ultrapassar os 100 cv de potência diretamente de fábrica, graças ao seu motor capaz de atingir as 15.500 rpm. O seu auge técnico surgiu em 2006, com o controverso conta-rotações a marcar um redline irreal de 17.500 rpm, sistema ride-by-wire e outras tecnologias avançadas. A versão de 2008 é geralmente considerada a melhor de todas.

A R6 venceu dez campeonatos mundiais de Supersport e brilhou com equipas como a GMT94 e a Ten Kate Racing. Estas equipas conseguiram extrair mais de 150 cv do motor da R6, levando o seu desempenho a níveis semelhantes ao de uma R1 dos anos 2000. Apesar de ter sido substituída pela nova R9 e de já não estar disponível como modelo homologado para estrada, a R6 continua a ser vendida em versão exclusiva para pista.

O desaparecimento gradual das 600cc tradicionais representa o fim de uma era. Ainda assim, modelos como a CBR600RR e a R6 mantêm vivo o espírito das superdesportivas puras — leves, potentes e desenhadas para a pista. E, para muitos, isso é motivo suficiente para continuarem a ser veneradas.

Tags: Notícias Motociclismo

Related

General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

by Daniel Rhodes
Dezembro 2, 2025
0
General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

A General Motors surpreende a indústria ao registar um novo patente para um motor a dois tempos, reacendendo o debate em torno de um formato que muitos entusiastas...

Read moreDetails

Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

by Redação
Julho 31, 2025
0
Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

A Suzuki apresentou oficialmente a nova GSX-R1000R 2025, uma superdesportiva que representa o culminar de 40 anos de engenharia dedicada à alta performance. Desde a sua estreia, em...

Read moreDetails

Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

A Ducati escreveu uma nova página na sua história, com a primeira Desmo450 MX a sair oficialmente da linha de produção. Este é o novo modelo de motocross...

Read moreDetails

KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

O pagamento do estipulado aos credores salvou a KTM AG, que assim poderá manter as suas atividades no futuro e procurar voltar a prosperar do ponto de vista...

Read moreDetails

Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

A Honda atingiu recentemente a marca histórica do meio bilião (500 milhões) de motociclos produzidos desde que foi fundada em 1948 – dando continuidade ao seu crescimento desde...

Read moreDetails

Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

by Daniel Rhodes
Maio 26, 2025
0
Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

A primeira edição do evento premium "Sea to Sea" da Ducati conquistou definitivamente os participantes, proporcionando uma experiência motociclística única que atravessou a Península Ibérica de costa a...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.