• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Novidades - Actualidade

Estudos revelam que os auxílios electrónicos para a condução de automóveis ainda não detectam corretamente as motos

by Redação
Dezembro 28, 2023
in Novidades - Actualidade
0
Estudos revelam que os auxílios electrónicos para a condução de automóveis ainda não detectam corretamente as motos

Fonte:https://mobilidadesampa.com.br

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

A 21 de dezembro de 2023, o Insurance Institute for Highway Safety anunciou os resultados de dois novos estudos sobre sistemas de prevenção de colisão frontal e a forma como detectam veículos que não são outros carros.

Um estudo analisou mais de 160.000 relatórios de acidentes registados pela polícia de 18 estados que cumpriam determinados critérios, enquanto o outro estudo se concentrou na forma como os actuais Programas de Avaliação de Carros Novos (NCAPs) avaliam as funcionalidades de aviso de colisão frontal (FCW) e travagem automática de emergência (AEB) em carros novos. 

RelatedPosts

Cinco motos exóticas acessíveis: carácter único por menos dinheiro

Passeio motociclista solidário assinala 150 anos dos Bombeiros Voluntários da Covilhã

Capacetes ao Alto: Ermesinde acolhe dia especial para motociclistas a 31 de Maio

Os resultados de ambos os estudos apontaram para a necessidade de melhorias significativas na forma como os sistemas de prevenção de colisão frontal detectam camiões e motos.

O título mais formal deste estudo é “Are front crash prevention systems less effective at preventing rear-end crashes where trucks and motorcycles are struck?” (Os sistemas de prevenção de colisões frontais são menos eficazes na prevenção de colisões traseiras em que os camiões e as motos são atingidos), e é da autoria de Jessica B. Cicchino e David G. Kidd. 

Os autores analisaram dados de mais de 160 000 acidentes por colisão traseira com dois veículos, em que um veículo de passageiros era o veículo que batia na traseira de outro veículo. Para simplificar, chamaremos a este veículo o Striker. Neste estudo, os Strikers podiam ter sistemas de prevenção de colisões frontais (tais como sistemas FCW e/ou AEB) ou não.

O estudo também analisou os tipos de veículos atingidos nos acidentes analisados, dividindo-os em três categorias: Veículo de passageiros, camião médio/pesado e moto.

Fonte:https://www.rideapart.com/

Nesta análise, os investigadores utilizaram informações do descodificador VIN para determinar a categoria correcta dos veículos envolvidos nos acidentes, sempre que possível. Isto foi útil para categorizar corretamente as grandes pickups, que por vezes eram erradamente classificadas como “camiões” nos relatórios policiais. (Para efeitos de categorização, os investigadores definiram um camião médio/pesado como um veículo com um peso bruto superior a 4.536 kg).

É importante salientar que Cicchino e Kidd observaram que os sistemas de prevenção de colisões frontais estavam associados a uma redução de 53% nas colisões traseiras que envolviam os Strikers a embater contra outros veículos de passageiros. No entanto, essa percentagem diminuiu significativamente quando se tratou de evitar colisões traseiras com camiões médios/pesados e motos.

A análise, que incluiu dados de 18 estados, encontrou apenas uma redução de 41% nas taxas de acidentes traseiros em que o veículo atingido era uma moto. No caso dos camiões médios/pesados, o número foi pior; observou-se apenas uma redução de 38%.

De acordo com as suas estimativas, os investigadores escreveram que cerca de 5500 acidentes adicionais envolvendo camiões médios/pesados e 500 acidentes envolvendo motos poderiam ser potencialmente evitados se os sistemas de proteção contra choques frontais fossem melhorados de modo a reconhecerem os camiões médios/pesados e as motos tão bem como reconhecem atualmente os outros veículos de passageiros.

Além disso, observaram que “quase metade dos acidentes com motos são acidentes com dois veículos em que o outro veículo era um veículo de passageiros”. 

Para além disso, no entanto, houve outra observação preocupante que não envolveu acidentes traseiros com motos.

Aqui, os pesquisadores escreveram “Por exemplo, Teoh (2023) relatou que mais de um quarto dos acidentes de moto com dois veículos envolveu o outro veículo que virava à esquerda à frente da moto, o que poderia ser resolvido por sistemas de assistência à esquerda que detectam motos”. Por outras palavras, os sistemas de assistência à mudança de direção à esquerda fazem parte do trabalho difícil de ver as motos quando os condutores, por qualquer motivo, simplesmente não o fazem.

Tags: 2023AcidentesMotasMotosNoticiasSistemas de prevenção

Related

General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

by Daniel Rhodes
Dezembro 2, 2025
0
General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

A General Motors surpreende a indústria ao registar um novo patente para um motor a dois tempos, reacendendo o debate em torno de um formato que muitos entusiastas...

Read moreDetails

Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

by Redação
Julho 31, 2025
0
Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

A Suzuki apresentou oficialmente a nova GSX-R1000R 2025, uma superdesportiva que representa o culminar de 40 anos de engenharia dedicada à alta performance. Desde a sua estreia, em...

Read moreDetails

Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

A Ducati escreveu uma nova página na sua história, com a primeira Desmo450 MX a sair oficialmente da linha de produção. Este é o novo modelo de motocross...

Read moreDetails

KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

O pagamento do estipulado aos credores salvou a KTM AG, que assim poderá manter as suas atividades no futuro e procurar voltar a prosperar do ponto de vista...

Read moreDetails

Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

A Honda atingiu recentemente a marca histórica do meio bilião (500 milhões) de motociclos produzidos desde que foi fundada em 1948 – dando continuidade ao seu crescimento desde...

Read moreDetails

Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

by Daniel Rhodes
Maio 26, 2025
0
Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

A primeira edição do evento premium "Sea to Sea" da Ducati conquistou definitivamente os participantes, proporcionando uma experiência motociclística única que atravessou a Península Ibérica de costa a...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.