É evidente que estamos a especular, mas os rumores não faltam. Parece que o regresso às linhas, à estética do final dos anos 70 e início dos anos 80 e, sobretudo, aos motores de quatro cilindros em linha que marcaram grande parte da produção japonesa durante décadas, pode estar de regresso.
De facto, se nos últimos anos, os construtores têm vindo a orientar a sua produção para motos com motor bicilíndrico, mais económicas, o mercado mundial, liderado pelo mercado chinês, parece estar cada vez mais interessado em motos de 400cc com quatro cilindros em linha.
A chegada da nova Kawasaki ZX400 RR é a confirmação deste regresso, e é inegável que regressou uma abordagem motociclística muito carismática. Também é verdade que o velho continente está claramente mais orientado para as motos de maior cilindrada e, por isso, a Honda, ao colocar em produção uma CB1000F com características típicas dos anos 80, poderá atingir o objetivo devido a um efeito de nostalgia que provavelmente será bem-sucedido.
Chegarão mesmo? Não há nada oficial, mas estes dois novos modelos podem realmente fazer parte dos planos da Honda, talvez com uma primeira apresentação no outono de 2024 e depois comercialização em 2025.
A última CB400SF, não comercializada em Itália, deixou de ser produzida em 2022 como resultado de novos regulamentos antipoluição, pelo que a Honda seria forçada a fazer um motor quase completamente novo para esta cilindrada. Por outro lado, uma possível nova CB1000F teria a base da CB1000 Hornet que conhecemos na última Eicma e que abordaremos em 2024. Neste caso, não seria difícil criar uma configuração baseada na Hornet 1000, uma configuração estética capaz de fazer lembrar as motos que se tornaram famosas no início dos anos 80 e que fizeram sucesso nos primeiros campeonatos de Superbike.
Resta-nos esperar, na esperança de que ambas as motos façam efetivamente parte dos planos da Honda e que ambas sejam comercializadas em Portugal. Não há como negar que o som de um quatro em linha é música para os nossos ouvidos, por isso vamos manter os dedos cruzados e esperar por anúncios oficiais.
Hoje no Brasil tenho uma BMW K1300R e uma Kawasaki D-Tracker-X 250, devo ir morar em Portugal em 2025 e adoraria ter a opção das CB Four no estilo anos 70/80, vou torcer para que esses rumores aconteçam…