Desde o seu lançamento em 2017, a Honda Rebel 250 tem liderado as vendas na classe de 126-250cc. Agora, uma nova versão com a inovadora tecnologia “E-Clutch”, que controla automaticamente a operação da embraiagem, será lançada a 13 de março (no Japão). Este modelo promete revolucionar a experiência de condução, com um preço superior à versão manual tradicional.
Melhorias no conforto e manobrabilidade
O novo modelo traz um guiador mais próximo da frente, aumentando o conforto. A posição de condução foi otimizada, com o guiador ajustado para melhorar a manobrabilidade: a largura das extremidades foi reduzida em 17,8 mm, movida 6,5 mm para a frente e elevada 5,6 mm, aumentando o ângulo em 2,6°.
O assento também passou por melhorias, com uma nova espuma de uretano que oferece mais conforto em viagens longas, mantendo a mesma espessura. Além disso, a forma do amortecedor traseiro foi revista para melhorar ainda mais o conforto. Estas alterações são semelhantes às já introduzidas na Rebel 500 no mercado internacional.
Dimensões e peso
A largura total da moto foi reduzida de 820 mm para 810 mm. O peso do modelo standard permanece nos 171 kg, enquanto o modelo E-Clutch pesa 174 kg (175 kg para a E-Clutch S Edition). A eficiência de combustível também foi melhorada, passando de 33,7 para 34,9 km/L em modo WMTC.
A chegada da E-Clutch
A aguardada versão com E-Clutch será lançada a 13 de março de 2025, juntamente com a versão manual que chegará em 30 de janeiro. A versão E-Clutch terá um preço mais elevado. A edição S, equipada com uma carenagem bikini e outros detalhes, estará disponível apenas com a E-Clutch, também a partir de 13 de março.
Tecnologia inovadora para todos os níveis de condutores
A tecnologia E-Clutch, que estreou nas CB650R e CBR650R de 2024, permite arranques, mudanças de marcha e paragens suaves sem a necessidade de operar a manete da embraiagem. Ideal para principiantes, elimina o risco de o motor ir abaixo e simplifica a condução.
Embora não seja uma transmissão automática ou DCT, permite mudar de marcha sem operar a manete, podendo voltar ao controlo manual a qualquer momento. Esta funcionalidade combina a facilidade de uso com a diversão de uma condução desportiva tradicional, agradando tanto a novos como a experientes motociclistas.
Preços e Especificações Previstos
Ainda que não tenhamos um valor, é de prever, conforme tendência do mercado, que a versão E-Clutch terá um custo adicional em relação ao modelo standard. Contudo, diferentemente das E-Clutch das CBR650R e CB650R, o sistema na Rebel 250 não pode ser desativado permanentemente.
Especificações principais previstas para a Rebel 250 E-Clutch/S Edition E-Clutch 2025
- Comprimento x Largura x Altura: 2205 x 810 x 1090 mm
- Distância entre eixos: 1490 mm
- Altura do assento: 690 mm
- Peso: 171 kg/174 kg/175 kg
- Motor: monocilíndrico de 249cc, refrigerado a líquido, DOHC, 4 válvulas
- Potência máxima: 25.6 cv/9500 rpm
- Torque máximo: 21.6 Nm/6500 rpm
- Capacidade do tanque de combustível: 11L
- Travões: disco à frente e atrás
- Pneus: F=130/90-16, R=150/80-16
Com estas inovações, a Honda Rebel 250 promete continuar a ser uma referência no segmento, facilitando a vida tanto de novos condutores como de veteranos em busca de mais comodidade nas suas aventuras sobre duas rodas.