Encontramos muitos projectos extravagantes na Internet: desde as GS especiais, Vespas melhoradas e Harley-Davidson transformadas em motos de neve, há de tudo.
O que nos chama a atenção hoje é uma Chopper, ou melhor, a “Monster Chopper” construída pela Grind Hard Plumbing Co. Esta empresa é constituída por um grupo de amigos, todos do estado americano de Idaho, que fazem projectos mirabolantes na sua garagem. As ideias malucas de Ethan e Edwin são particularmente conhecidas: para além da moto de neve Hayabusa (a mais rápida do mundo), a Grind Hard Plumbing Co também converteu uma Honda Zoomer, conhecida nos EUA como Honda Ruckus, instalando um motor de quatro cilindros de 999 cc da Honda Fireblade. Este é o seu canal no YouTube.
Voltando à Monster Chopper, a ideia da Grind Hard Plumbing Co era fazer algo nunca antes visto, mas também testar as suas capacidades dada a complexidade do projeto.
A Grind Hard Monster Chopper, como lhe chamaram, está equipada com um motor decididamente atrevido. O motor é o V2 de dois cilindros da KTM 1290 Super Adventure, uma unidade de potência capaz de debitar uns impressionantes 160 cv e 140 Nm de binário.
Embora o motor seja uma verdadeira maravilha, o destaque desta Monster Chopper são as rodas: a Grind Hard Monster Chopper está de facto equipada com pneus de 46 polegadas.
Deixando de lado os pneus enormes, a moto também ostenta um trabalho de soldadura impressionante: um quadro tubular, um sistema hidráulico complexo para dirigir a roda dianteira e um braço oscilante especialmente concebido. Tudo foi concebido para tornar esta Chopper dirigível, um desafio difícil dado que os tipos estão a ter problemas com a própria direção.
Em todo o caso, os mecânicos americanos estão a fazer progressos diários no projeto.