Miguel Oliveira acaba de ser confirmado como piloto da Pramac Racing e terá ao seu dispor a versão mais potente da Yamaha YZR-M1. Mas conhece o leitor de que moto se trata e as suas especificações técnicas?
Aqui deixamos alguns detalhes sobre a moto que atualmente Fabio Quartararo e Álex Rins pilotam no mundial do MotoGP, sem que Oliveira deverá ter à sua disposição a versão do próximo ano, uma moto ainda mais atualizada.
Motor
- Tipo: 1000cc, arrefecido a líquido, quatro cilindros em linha
- Cambota: Planos cruzados
- Potência: Mais de 270 cavalos (198,5 kW)
Transmissão
- Caixa de velocidades: Seis mudanças, tipo cassete
- Opções: Relações de transmissão alternativas disponíveis
Suspensão
- Dianteira: Forquilha invertida Öhlins
- Traseira: Amortecedor Öhlins
Rodas
- Material: Magnésio forjado
- Tamanho: 17 polegadas (dianteira e traseira)
Sistema de Travagem
- Dianteiro:
- Pinças: Brembo GP4 monobloco em alumínio aletado
- Fixação: Radial, 4 pistões em titânio
- Discos: Duplos, Brembo em carbono
- Traseiro:
- Pinça: Brembo em alumínio
- Fixação: Axial, 2 pistões
- Disco: Brembo em aço
Chassis
- Tipo: Delta Box em alumínio de tubos gémeos
- Características: Geometria de direção multi-ajustável
- Braço oscilante: Alumínio/CFRP
Eletrónica
- ECU: Marelli, conforme regulamentos FIM
Pneus
- Marca: Michelin
- Tamanho: 17 polegadas (dianteiro e traseiro)
- Tipos: Slick e piso molhado
Peso
- Mínimo: Mais de 157 kg (conforme regulamentos FIM)
Galeria da atual moto, neste momento ao serviço de Fabio Quartararo – Miguel Oliveira terá uma moto com decoração diferente, e algumas diferenças também, dado que a atual galeria é do modelo de 2024, e Oliveira terá ao seu dispor a versão de 2025:
© Luigi Soldano/Milagro