Apresentada no mês passado, a Transmissão Manual Automática da Yamaha (Y-AMT) foi confirmada pela primeira vez como um recurso na muito popular MT-09, atualizada para 2024.
A Yamaha afirma que este sistema permitirá à nova MT-09 Y-AMT ‘criar uma simbiose única entre o motociclista e a máquina’. Para alcançar isto, a Yamaha mantém as especificações base da MT-09.
O sistema Y-AMT oferece ao condutor a opção de mudar de velocidade através de botões no guiador ou utilizar os modos de mudança automática incorporados, onde a moto efetua todas as mudanças em nome do utilizador. Semelhante à já estabelecida Transmissão de Dupla Embraiagem (DCT) da Honda, a Y-AMT elimina a necessidade de manete de embraiagem e pedal de mudanças.
À semelhança de outras opções de caixa de velocidades disponíveis para motos, o sistema da Yamaha permite ao condutor percorrer as mudanças através de botões no guiador ou utilizando um de dois programas de mudança automática. A mudança manual (via botões no guiador) é realizada com o indicador e o polegar do condutor, que pressionam um interruptor basculante. Tal como nos modelos DCT da Honda, isto elimina a necessidade de um pedal de mudanças e, mesmo no modo automático, o condutor pode anular as mudanças através dos botões no guiador.
As mudanças são efetuadas por dois atuadores elétricos que assumem as funções normalmente realizadas pela mão esquerda e pé do condutor. A Yamaha afirma que o sistema pesa 2,8 kg e foi projetado para uma instalação compacta e leve, permitindo que seja instalado no quadro sem aumentar significativamente a largura da moto.
Uma indicação adicional sobre onde o sistema será implementado é dada mais adiante no comunicado de imprensa, com a Yamaha a revelar que o sistema maximizará as ‘características de potência do motor crossplane’ da Yamaha, mencionando especificamente a gama de modelos MT como alvo.
Esta não é a primeira incursão da Yamaha em transmissões automáticas para motociclos. Há quase vinte anos, a empresa desenvolveu o sistema YCC-S (Yamaha Chip Controlled Shift) para a desportiva-turística FJR1300. Esse sistema apresentava um sistema de atuação hidráulica automática da embraiagem, permitindo ao condutor mudar de velocidade manualmente usando uma alavanca de mudanças operada pelos dedos.