• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Noticias de Motos

Yamaha e Toyota apresentam a primeira scooter a hidrogénio do mundo com tejadilho

by Redação
Outubro 13, 2025
in Noticias de Motos
0
Yamaha e Toyota apresentam a primeira scooter a hidrogénio do mundo com tejadilho
0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Yamaha e Toyota mostraram no Japan Mobility Show 2025 um conceito improvável e ambicioso: o H2 Buddy Porter, uma scooter urbana com tejadilho movida por um motor de combustão adaptado para funcionar com hidrogénio. O projecto junta a experiência de Yamaha em motores para duas rodas à capacidade da Toyota em sistemas de armazenamento de hidrogénio, e propõe uma alternativa à eletrificação total, apostando na combustão limpa como caminho intermédio.

Ao contrário dos eléctricos que dominam as atenções, o H2 Buddy Porter mantém a sensação e o som próprios de um motor de combustão — algo que as marcas defendem como parte da “experiência mecânica” que muitos utilizadores ainda valorizam. O sistema é um motor de combustão interna alimentado por H₂ (H₂-ICE), o que elimina emissões directas de CO₂, embora exija soluções específicas para controlo de NOₓ e gestão de segurança da alta pressão.

RelatedPosts

Nova entrada no mundo dos capacetes modulares: Conheça o Blauer Noah

KTM cada vez mais competitiva e com motos que levam pilotos a brilhar! 2025 é ano histórico com 28 títulos mundiais em 2025

Depois da M…uma R1 V4 no horizonte?

O contributo da Toyota centra-se no depósito: um reservatório compacto e certificado, desenhado para aplicação em veículos de duas rodas e pensado para suportar as exigências de segurança e homologação. A Yamaha, por seu turno, tratou do desenvolvimento do motor, do chassis e da integração técnica, garantindo que o conjunto funcione em harmonia. As marcas indicam autonomia potencial superior a 100 km com um depósito, sem ainda divulgar valores definitivos de potência ou velocidade.

No plano prático, o H2 Buddy Porter prioriza funcionalidade: o tejadilho protege do vento e da chuva, a instrumentação é minimalista e orientada para a informação essencial, e o espaço pode incluir um pequeno compartimento de segurança. A proposta inclui sinais visuais e sonoros para o estado do sistema, reforçando a ideia de um veículo pensado para a cidade, com um uso intuitivo e orientado para a segurança.

O maior obstáculo continua a ser a infraestrutura. Sem uma rede de abastecimento de hidrogénio suficiente, uma scooter destas permanece mais como demonstração tecnológica do que como produto imediato de massa. Além disso, os componentes de alta pressão e os requisitos de segurança elevam os custos de produção, tornando o desafio comercial substancial. Ainda assim, o H2 Buddy Porter enquadra-se na estratégia de neutralidade de carbono de diversas marcas e mostra que há caminhos alternativos à electrificação pura — pelo menos enquanto a rede de carregamento e os custos não estiverem resolvidos.

Related

Nova entrada no mundo dos capacetes modulares: Conheça o Blauer Noah

by Redação
Dezembro 5, 2025
0
Nova entrada no mundo dos capacetes modulares: Conheça o Blauer Noah

A Blauer reforça a sua aposta no segmento urbano com o novo Noah, um capacete modular pensado para quem procura segurança real, conforto diário e a versatilidade necessária...

Read moreDetails

KTM cada vez mais competitiva e com motos que levam pilotos a brilhar! 2025 é ano histórico com 28 títulos mundiais em 2025

by Redação
Dezembro 5, 2025
0
KTM cada vez mais competitiva e com motos que levam pilotos a brilhar! 2025 é ano histórico com 28 títulos mundiais em 2025

A temporada de 2025 ficará marcada como um dos maiores triunfos da história da KTM. A marca austríaca conquistou 28 títulos mundiais, entre coroas de pilotos e troféus...

Read moreDetails

Depois da M…uma R1 V4 no horizonte?

by Redação
Dezembro 5, 2025
0
Depois da M…uma R1 V4 no horizonte?

Prestes a regressar ao conceito de motores em V para equipar a sua moto de MotoGP, algo que não 'faz' desde as 500 com motor a dois-tempos, a...

Read moreDetails

Zero Motorcycles Lompico Concept: A visão que estreia o novo sistema Cypher 4

by Redação
Dezembro 5, 2025
0
Zero Motorcycles Lompico Concept: A visão que estreia o novo sistema Cypher 4

A Zero Motorcycles apresentou o Lompico Concept, uma naked elétrica criada para servir de montra às tecnologias que a marca pretende introduzir nos próximos anos. No centro desta...

Read moreDetails

Adeus Yamaha XSR700? Um dos símbolos da gama pode estar em vias de desaparecer

by Redação
Dezembro 5, 2025
0
Adeus Yamaha XSR700? Um dos símbolos da gama pode estar em vias de desaparecer

A Yamaha confirmou que não irá desenvolver uma versão Euro5+ da XSR700, marcando oficialmente o fim de um dos modelos mais emblemáticos da sua gama Sport Heritage. A...

Read moreDetails

Aprilia RS 457 GP Replica: o espírito do MotoGP numa 457 mais focada e equipada

by Redação
Dezembro 5, 2025
0
Aprilia RS 457 GP Replica: o espírito do MotoGP numa 457 mais focada e equipada

A Aprilia RS 457 GP Replica chega com uma proposta clara: aproximar o condutor da estética e ambiente das motos de MotoGP da Aprilia Racing. Decorada com as...

Read moreDetails
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.