A Q2 do MotoGP para este GP do Japão ficou marcada pela polémica após Marc Márquez ter perdido a pole position e a respetiva volta record no circuito nipónico depois da Direção de Corrida ter decidido cancelar a volta do espanhol por este ter excedido os limites de pista.
Se as regras são claras, como o próprio piloto da Gresini Racing admitiu, o que ficou patente e causou maior estranheza foi o facto da comunicação de tal infração ter demorado mais tempo do que o habitual a ser comunicada.
O espanhol disse mesmo, sobre o tema: ‘Tivemos bastante azar com a notificação tardia, em especial porque tinha a hipótese de fazer outra volta, ou mais duas voltas, mas com aquele tempo de volta – e vi que a volta estava lá, não a tinham cancelado […]’.
E continuou: ‘Fui aos comissários para perceber por que é que a notificação chegou cinco minutos mais tarde. Eles só pediram desculpa, tiveram problemas de ligação com as mensagens dele para as equipas, televisões, e todas estas coisas. O sistema esteve bloqueado e eles não conseguiram enviar essa notificação. O azar foi esse […]’.
Se por acaso não viu o que aconteceu, fique com o vídeo da DAZN, onde é possível ver o toque do ex-campeão do mundo: