Jorge Martín teve muitas dificuldades na corrida do GP do Qatar de MotoGP, sendo uma sombra do rendimento que teve na véspera na corrida Sprint em Losail. A Francesco Bagnaia, o seu rival na luta pelo título, aconteceu o oposto, com uma clara melhoria de sábado para domingo. E os pneus podem ser chave para estas flutuações.
Questionado em conferência de imprensa como se sente por o título poder ser decidido em pormenores dos pneus que impeçam uma luta direta em pista, o #1 retorquiu: ‘Infelizmente temos de lidar com este tipo de situação e é algo que não podes gerir. Começas, preparas perfeitamente todo o fim de semana, e depois começas a corrida e começas a sentir-te diferente. Portanto, é algo que temos de melhorar. Sabemos perfeitamente que neste momento este tipo de problemas está a aumentar porque o ritmo e o limite estão mais à frente. Estamos cada vez mais velozes. No ano passado fomos algo como dez, 15, 20 segundos mais lentos em alguns circuitos como na Malásia. Uma pequena coisa nos pneus pode fazer uma grande, grande diferença’.
Partindo do seu próprio exemplo, Bagnaia frisou que perante problemas nos pneus há que extrair o máximo da situação: ‘O que disse no sábado: o pneu traseiro não esteve perfeito para mim como o da manhã e pode fazer-me perder dois ou três décimos a cada volta, e não é nada considerando o ritmo e o nível. Mas pode fazer uma grande diferença. Por isso, temos de lidar com isto e neste tipo de situação tens de fazer o máximo’.