• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Quarta-feira, Dezembro 17, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Desporto

Uma explicação da Brembo sobre os travões no MotoGP; Motegi é ‘circuito altamente exigente’

by Redação
Outubro 4, 2024
in Desporto
0
Uma explicação da Brembo sobre os travões no MotoGP; Motegi é ‘circuito altamente exigente’

Divers
 Tires Michelin 
 Michelin GP Indonesia 2024 (Circuit Mandalika) 27-29.09.2024 

photo: MICHELIN

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Não é todos os dias que se fala acerca de um componente importante das motos de MotoGP. Os travões são essenciais para o desempenho e têm muitos componentes – desde as pinças aos discos, passando pelos êmbolos ou pastilhas, e não só. A Brembo é a fornecedora exclusiva do campeonato, e Mattia Tombolan falou do assunto.

O engenheiro de corrida da Brembo referiu à transmissão no site oficial do campeonato que Motegi, que acolhe o GP do Japão este fim de semana, é um dos circuitos mais exigentes: ‘No manual da Brembo, este circuito está categorizado de 6, tal como Spielberg ou Buriram. As equipas e pilotos podem escolher entre [discos de] 340 mm e 355 mm neste circuito. […]. É certo que é um circuito altamente exigente para os travões – penso que um pouco menos do que Spielberg, mas ainda assim, muito alto’.

RelatedPosts

Gala dos Campeões FMP 2025

LS2 LIBERTY: Casaco urbano impermeável pensado para o dia a dia em climas frios e intermédios

Kawasaki H1 500 Mach III (1969): um ícone da aceleração

Tombolan explicou que a escolha depende, desde logo, do que o piloto sente e pretende: ‘Muito depende do estilo do piloto, também das sensações do piloto. Porque um disco maior significa também que o piloto tem um maior raio para aplicar pressão. […]. Alguns pilotos preferem isto porque podem aplicar menos pressão, portanto, menos força no braço. Alguns pilotos não gostam porque é demasiado agressivo’.

Há, também, a questão da temperatura, segundo o engenheiro: ‘Há também algo relacionado com a temperatura, então precisamos de encontrar o equilíbrio disto, porque lhes damos um mapa das temperaturas das quais eles precisam de ficar dentro. Se fores capaz de ficar dentro, deixamos-te escolher que disco usar’.

Related

Gala dos Campeões FMP 2025

by Redação
Dezembro 16, 2025
0
Gala dos Campeões FMP 2025

O Casino do Estoril foi mais uma vez o palco escolhido pela FMP para homenagear os Campeões Nacionais de Motociclismo 2025 na sua habitual gala. Na mesma ocasião...

Read moreDetails

Honda HRC e Martim Ventura a postos para atacar 2026

by Redação
Dezembro 16, 2025
0
Honda HRC e Martim Ventura a postos para atacar 2026

Monster Energy Honda HRC Rally & Rally2

Read moreDetails

Revolução na Ducati a caminho?

by Redação
Dezembro 16, 2025
0
Revolução na Ducati a caminho?

Com o ano de 2027 ainda longe no horizonte do mundial MotoGP, são vários os rumores que começam a circular quanto a uma revolução que poderá chegar à...

Read moreDetails

Honda prepara 2027 em Sepang

by Redação
Dezembro 16, 2025
0
Honda prepara 2027 em Sepang

O circuito malaio de Sepang será o primeiro a ver em acção a primeira versão (protótipo) da arma que a Honda vai levar para o mundial MotoGP em...

Read moreDetails

Marc Márquez intensifica o treino com mountain bike a preparar o regresso

by Redação
Dezembro 15, 2025
0
Marc Márquez intensifica o treino com mountain bike a preparar o regresso

Marc Márquez dá mais um passo para o regresso com treino intenso de mountain bike! Marc Márquez regressou oficialmente a um regime de treino exigente, desta vez sobre...

Read moreDetails

Aprilia já desenvolve motor 850cc

by Redação
Dezembro 15, 2025
0
Aprilia já desenvolve motor 850cc

Depois da KTM ter revelado as primeiras imagens de teste dinâmico com a RC16 com motor 850cc em Jerez de La Frontera, a Aprilia anunciou igualmente através de...

Read moreDetails
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.