• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sábado, Dezembro 13, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Noticias de Motos

Tularis 800: A moto que desafiou convenções

by Redação
Setembro 17, 2025
in Noticias de Motos
0
Tularis 800: A moto que desafiou convenções
0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

A Tularis 800 foi uma das motos mais singulares alguma vez apresentadas ao mundo. Criada como protótipo no início dos anos 2000, pretendia demonstrar que um motor proveniente de motas de neve podia ser adaptado para uso em estrada e em pista, oferecendo prestações muito acima do esperado para um conceito tão invulgar. O responsável por esta máquina foi Rob Tuluie, um físico e engenheiro que decidiu aplicar os seus conhecimentos académicos e paixão pelo motociclismo num projeto radical.

O coração da Tularis 800 era um motor Rotax de dois tempos e quatro cilindros em linha, originalmente concebido para veículos de neve. Adaptado e otimizado, este bloco debitava cerca de 160 cavalos, transmitidos através de uma caixa de seis velocidades a uma estrutura leve e rígida. Tratava-se de uma moto experimental, mas com números que, na época, rivalizavam com desportivas de topo de cilindrada superior.

RelatedPosts

Valentino Rossi afastado da equipa de resistência da BMW no WEC

Superbikes terão teste adicional em Portimão na abertura da “temporada europeia”

Rough Crafts transforma a BMW R12 nineT numa obra única inspirada no Porsche 911 clássico

A velocidade máxima rondava os 300 km/h, um valor impressionante para um protótipo artesanal. O baixo peso — menos de 150 kg em ordem de marcha — conferia-lhe uma relação peso/potência extraordinária, tornando a Tularis 800 uma referência em aceleração e agilidade. Visualmente, apresentava linhas simples e funcionais, muito mais próximas de uma moto de competição pura do que de um modelo de estrada convencional.

O segmento da Tularis 800 era claramente o das superbikes, ainda que nunca tenha sido pensada para produção em massa. A ideia de Tuluie era provar que uma solução técnica alternativa poderia competir com as melhores marcas japonesas e europeias, explorando a eficiência do motor de dois tempos em conjunto com uma ciclística otimizada. A moto chegou mesmo a participar em competições, onde demonstrou o seu potencial frente a máquinas de renome.

Em termos técnicos, destacavam-se a utilização extensiva de materiais leves, suspensão dianteira invertida, travões de elevado desempenho e uma distribuição de massas estudada ao detalhe. Era um verdadeiro laboratório sobre rodas, capaz de unir inovação e ousadia num só conceito. A Tularis 800 não passou da fase protótipo, mas ficou na história como uma das criações mais excêntricas e visionárias do motociclismo moderno.

Images: amcn

Related

Rough Crafts transforma a BMW R12 nineT numa obra única inspirada no Porsche 911 clássico

by Redação
Dezembro 12, 2025
0
Rough Crafts transforma a BMW R12 nineT numa obra única inspirada no Porsche 911 clássico

A Rough Crafts volta a mostrar porque continua entre os ateliers mais influentes da personalização mundial. Desta vez, pegou na BMW R12 nineT e levou-a para um território...

Read moreDetails

Rieju X-Over 357 e 125 promete inovar, com novo conceito crossover que junta cidade, aventura e liberdade

by Redação
Dezembro 12, 2025
0
Rieju X-Over 357 e 125 promete inovar, com novo conceito crossover que junta cidade, aventura e liberdade

A Rieju prepara-se para lançar a X-Over, uma scooter que nasce com um propósito muito claro: unir a mobilidade do dia a dia ao prazer de explorar novos...

Read moreDetails

Harley-Davidson X440T é “uma pequena XR” com atitude bem própria

by Redação
Dezembro 12, 2025
0
Harley-Davidson X440T é “uma pequena XR” com atitude bem própria

A Harley-Davidson apresentou na Índia a nova X440T, uma evolução marcadamente mais desportiva dentro do seu segmento abaixo dos 500 cc. O modelo recupera vários traços da estética...

Read moreDetails

Problema nos depósitos de combustível nalguns modelos KTM e Husqvarna de 2024 leva marcas a convocar recall

by Redação
Dezembro 11, 2025
0
Problema nos depósitos de combustível nalguns modelos KTM e Husqvarna de 2024 leva marcas a convocar recall

Foi identificada uma situação que afeta determinados modelos da KTM e da Husqvarna produzidos entre o final de 2023 e os primeiros meses de 2024. O ponto em...

Read moreDetails

QJMotor SRK 1051 RR continua a encher os olhos e a derrubar preconceitos

by Redação
Dezembro 12, 2025
0
QJMotor SRK 1051 RR continua a encher os olhos e a derrubar preconceitos

A QJMotor volta a agitar o segmento das desportivas com a chegada da nova SRK 1051 RR 2026, uma proposta que não se limita a preencher mais um...

Read moreDetails

Honda CBR500R para 2026 traz E-Clutch e nova atitude inspirada na Fireblade: Mais equipada e carácter mais desportivo

by Redação
Dezembro 12, 2025
0
Honda CBR500R para 2026 traz E-Clutch e nova atitude inspirada na Fireblade: Mais equipada e carácter mais desportivo

26YM Honda CBR500R

Read moreDetails
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.