A segunda ronda de testes de pré-época do Mundial de Superbike (WorldSBK) traz a oportunidade final para pilotos e equipas ajustarem as suas máquinas antes do início oficial da temporada na Austrália. Depois de dois dias de testes em Jerez, Espanha, nos dias 22 e 23 de janeiro, as equipas deslocam-se 218 km para oeste até ao Autódromo Internacional do Algarve, em Portugal. Com dois dias de testes agendados e oito horas de ação em pista por dia, Portimão será crucial para afinar detalhes antes da primeira ronda em Phillip Island, dentro de menos de um mês.
BMW: Razgatlioglu pode iniciar a temporada em Portimão
Uma das grandes histórias da pré-época foi a lesão no dedo sofrida por Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team). O atual campeão fraturou o osso do dedo indicador direito enquanto treinava na pré-temporada. Embora tenha marcado presença no lançamento da BMW em Berlim, a equipa espera que Toprak possa regressar pelo menos num dos dias de testes em Portimão, evitando iniciar a temporada com o primeiro contacto com a moto apenas na semana da corrida na Austrália. Enquanto isso, o colega de equipa, Michael van der Mark, tem sido o único a testar a nova BMW M 1000 RR. Van der Mark destacou-se no primeiro dia em Jerez, mas um acidente na curva 8 limitou o tempo em pista.
Yamaha: Ajustes e melhorias a caminho
Depois de bons resultados no segundo dia de testes molhado em Jerez, a Yamaha Pata Maxus pretende melhorar o desempenho da R1 para 2025. A equipa espera testar novos componentes em Portimão. Remy Gardner (GYTR GRT Yamaha WorldSBK Team) foi o piloto Yamaha mais rápido em pista nos testes a seco, enquanto Dominique Aegerter teve o seu tempo de teste reduzido devido a problemas técnicos. Entre os estreantes, Bahattin Sofuoglu conseguiu um sólido 16.º lugar, enquanto Tito Rabat completou impressionantes 99 voltas no primeiro dia.
Ducati: Ritmo forte e novos desenvolvimentos
Nicolo Bulega (Aruba.it Racing – Ducati) foi o mais rápido no primeiro dia de testes em Jerez, com uma volta de 1’38.731s. Alvaro Bautista, por sua vez, procura continuar a adaptar-se à Panigale V4 R reformulada e testar um novo sistema de escape em Portimão. Danilo Petrucci, da Barni Spark Racing Team, mostrou consistência, enquanto o novo colega de equipa, Yari Montella, destacou-se no segundo dia de chuva. A Ducati apresenta, assim, várias frentes promissoras para a temporada.
Honda: Lecuona e Zaidi na linha de partida?
A Honda HRC aposta em melhorias no CBR1000RR-R, especialmente com o teste das suspensões Öhlins. Xavi Vierge mostrou progresso em Jerez, enquanto o regresso de Iker Lecuona, ausente devido a lesão, poderá marcar os testes em Portimão. No lado independente, o estreante Zaqhwan Zaidi espera fazer a sua estreia, e Tarran Mackenzie tentará continuar o desenvolvimento iniciado em Jerez.
Bimota: Bassani lidera a nova máquina
Axel Bassani impressionou ao volante da nova Bimota KB998, terminando no top 5 em Jerez. O piloto acredita que ainda há margem para evolução, especialmente na afinação da traseira da moto. Alex Lowes, que também integra a equipa Bimota, espera solidificar o seu ritmo competitivo em Portimão, depois de uma boa temporada no ano passado com a Kawasaki.
Kawasaki: Gerloff mostra potencial
O piloto norte-americano Garrett Gerloff terminou o primeiro dia de testes em Jerez com um tempo de 1’39.332s, utilizando o pneu SCQ. A Kawasaki testou novos componentes, incluindo suspensões e travões Brembo, com mais desenvolvimentos esperados em Portimão.
WorldSSP em Portimão: Adaptação e progresso
No Mundial de Supersport, Phillip Oettl e Michael Ruben Rinaldi continuam a adaptação às suas novas máquinas. Oettl, agora com a Ducati Panigale V2, mostrou confiança crescente, enquanto Rinaldi, ao volante de uma Yamaha R9, prepara-se para a transição desde o WorldSBK.
Com as últimas afinações e novidades tecnológicas em jogo, Portimão será o cenário ideal para definir estratégias e consolidar o ritmo competitivo antes do início da temporada na Austrália. A contagem decrescente para 2025 está oficialmente em marcha!