Num mundo em constante mudança, os objectivos e estratégias das grandes empresas alteram-se em função de novos cenários. Quando a BMW entrou oficialmente no WSBK, estávamos em 2009 e a principal razão para essa decisão foi o lançamento da primeira moto desportiva do construtor bávaro: a S1000RR.
Com esta moto de quatro cilindros, o construtor alemão, até então conhecido pelas suas motos de turismo, entrava em competição com as marcas desportivas que se destacavam, como a Kawasaki ou a Ducati, e pensava desafiá-las no campeonato dedicado às motos de produção.
Todos sabemos como correu: muitos milhões, muitos pilotos, mas… nenhum título. Em 2019, Munique decidiu que era altura de tentar novamente e criou outra equipa oficial. Até este ano, a história parecia estar a repetir-se, mas Toprak Razgatlioglu parece estar disposto a quebrar o longo jejum e a acrescentar um título mundial de motociclismo (seria o primeiro de sempre) à sala de troféus do construtor alemão. Estamos apenas no início da época e o caminho ainda é longo e cheio de obstáculos, mas em Munique já estão a sonhar.
Um eventual sucesso no WSBK abriria novos horizontes ao construtor bávaro que, uma vez atingido o seu objetivo (e consolidada a sua presença no sector das motos desportivas), poderia estabelecer novos e mais ambiciosos objectivos, aceitando o namoro que a Dorna e o MotoGP têm vindo a fazer há algum tempo. Sem esquecer que uma BMW no MotoGP seria a cereja no topo do bolo para o seu novo proprietário, a Liberty Group de John Malone.
Quando o turco assinou o contrato com o construtor alemão, mais do que um rumor referia que uma futura mudança para o MotoGP (depois de ter ganho o título de WSBK) também estava prevista no contrato. Mas entre o dizer e o fazer há… a Ducati com os seus pilotos e os regulamentos do GP que serão alterados em 2027.
De momento, são apenas rumores, mas a “rádio paddock” levou-os a sério, tanto que há também rumores de interesse do construtor alemão por Andrea Iannone, na perspetiva de 2025 e para uma possível futura entrada no MotoGP.
Nunca é demasiado cedo para falar do mercado de pilotos, até porque no final desta época terminam alguns contratos importantes , desde logo o do campeão do mundo Álvaro Bautista. O espanhol vai renovar por mais uma época ou vai retirar-se?
Se Álvaro decidir sair do WSBK , a candidatura de Andrea Iannone como parceiro de Nicolò Bulega seria forte. Aos 34 anos de idade, não se pode dar ao luxo de ter muitas épocas intermédias, por isso é normal que Iannone olhe para o futuro.
E se Bautista se mantiver no lugar? Neste momento, a BMW poderia aproveitar a oportunidade e criar uma verdadeira equipa de sonho, composta pelo antigo piloto de MotoGP e por Razgatlioglu. O contrato de Michael Van der Mark expira no final do ano e Iannone poderia, portanto, ser o candidato ideal para a ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team em 2025.