Os pilotos do Mundial de SBK terminaram 2025 com uma sessão de testes em Jerez. Alex Lowes (bimota by Kawasaki Racing Team) não precisou do primeiro dia para provar a sua velocidade no segundo, sendo seguido de perto por Xavi Vierge (Pata Maxus Yamaha) e Michael van der Mark (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team), cada um a menos de quatro décimas de segundo atrás.
Embora só tenha participado no primeiro dia com o piloto de testes Xavi Fores, a Bimota voltou a mostrar que a boa fase da KB998 Rimini no final da temporada não foi um acaso. Alex Lowes completou umas impressionantes 76 voltas no segundo dia, empatado como o piloto com mais voltas, e o seu melhor tempo, cerca de 1’37.825s, foi mais rápido do que a volta mais rápida de Nicolo Bulega (Aruba.it Racing – Ducati) nas corridas 1 e 2 no mesmo circuito em 2025. Terminando em P6, com o melhor tempo de 1’38.584s, Axel Bassani (bimota by Kawasaki Racing Team) deu as boas-vindas a um novo chefe de equipa, Uri Pallares, que se juntou à equipa de ‘El Bocia’ após a reforma do seu piloto de longa data, Jonathan Rea.
Na Yamaha Xavi Vierge (Pata Maxus Yamaha) foi o mais rápido, continuando a sua adaptação à Yamaha após quatro anos de Honda. O seu tempo de 1’38.058s colocou-o em segundo lugar, pouco menos de um quarto de segundo mais lento do que Alex Lowes. Andrea Locatelli (Pata Maxus Yamaha), que impressionara no primeiro dia, foi o segundo piloto mais rápido, terminando em quarto lugar, com o seu tempo de 1’38.134s, apenas quatro milésimos mais lento que Michael Van der Mark. O agora piloto de testes da BMW testou diferentes configurações geométricas na ciclística e pequenas alterações no braço oscilante da moto. Além disso, Locatelli passou os dois dias de testes a trabalhar pela primeira vez com o novo chefe de equipa, Giuilo Nava, após a sua transferência da Aruba.it Racing-Ducati, onde conquistou dois Campeonatos do Mundo com Álvaro Bautista. Stefano Manzi (GYTR GRT Yamaha WorldSBK Team) não completou tantas voltas no segundo dia como no primeiro, mas o seu tempo de 1’38,606s manteve-o na mesma posição, terminando em sétimo lugar.
Pilotos BMW em adaptação: ‘Petrux’ P5, Oliveira P8
Mais uma vez, Michael van der Mark (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team) demonstrou a sua familiaridade com a moto, terminando em terceiro lugar e apresentando um sólido desempenho em dois dias de trabalho, completando um total de 150 voltas e terminando em terceiro. Embora o tempo de van der Mark, de 1’38,126s, tenha sido mais rápido do que o de cada um dos novos pilotos, Danilo Petrucci (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team) e Miguel Oliveira (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team) registaram tempos semelhantes (04s de diferença) e têm agora mais voltas no currículo a bordo da M 1000 RR, enquanto começam a entrosar-se com o novo engenheiro electrónico Christophe Lambert, que veio da Bimota. Para Oliveira, o seu chefe de equipa também é novo na equipa, uma vez que Andrew Pitt espera construir uma boa relação nos próximos meses. O piloto português era estreante absoluto e teve de vencer a fase de adaptação a um mundo completamente novo: pneus Pirelli, moto derivada de série e equipa técnica. No segundo e último dia em Jerez, Petrucci terminou em P5 com o tempo de 1’38,470s, à frente de Oliveira, que fez 1’38,890s e ficou em oitavo lugar. Cedendo apenas cerca de um segundo para o tempo de Lowes, e tendo rodado a apenas 4 décimos do tempo de Petrucci (conhecedor dos pneus Pirelli), pode considerar-se esta primeira abordagem ao Mundial de Superbike como positiva para Miguel Oliveira.
Somkiat Chantra (Honda HRC) terminou o dia como o mais rápido entre os pilotos da Honda, com uma vantagem de 0,314s, marcando 1’39.494s e garantindo a 9ª posição. O piloto de testes Tetsuta Nagashima (HRC Test Team) foi o segundo mais rápido da Honda, com o tempo de 1’39.609s, conquistando a 10ª posição. Jake Dixon (Honda HRC) garantiu a 11ª posição com a sua melhor volta de 1’39.808s. Os pilotos número 96 e 35 seguiram um plano focado principalmente na familiarização com a moto e ficarão satisfeitos por saber que os seus tempos melhoraram ao longo dos testes.
Alcoba foi o mais rápido entre os pilotos de Supersport
Jeremy Alcoba (Kawasaki WorldSSP Team) foi o mais rápido entre os pilotos do Mundial de Supersport, apesar de uma queda no final do dia, entre as curvas 12 e 13, que provocou uma bandeira vermelha. O seu tempo de 1’42s167 superou o do piloto mais rápido do primeiro dia, Corentin Perolari (Honda Racing World Supersport), por cinco centésimos, e o do piloto de MotoE de 2025, Mateo Ferrari (WRP Racing), por 0,214s. Dominique Aegerter (Kawasaki WorldSSP Team) continuou o seu período de treinos com a sua nova ZX-6R 636, conquistando o quarto lugar entre as motos do WorldSSP e registando a volta mais rápida em 1’43s492. A completar a lista de pilotos do WorldSSP que participaram: Ana Carrasco (Honda Racing World Supersport) foi a quinta mais rápida, com o tempo de 1’44.077s, seguida do estreante Ricardo Rossi (Renzi Corse) com 1’44.135s, e Petr Svoboda (WRP Racing), que registou a volta mais rápida com 1’44.697s.
O Mundial de Superbike regressa a Jerez, a 22 e 23 de janeiro, para nova sessão de testes preparatórios para o campeonato de 2026.












