Maverick Viñales terminou a sexta-feira do GP da Alemanha de MotoGP com uma nova volta recorde de Sachsenring. O piloto da Aprilia completou a sua melhor volta em 1m19,622s, batendo Jorge Martín (Prima Pramac/Ducati) por 0,340s.
O construtor de Noale teve uma prestação forte no dia inaugural desta ronda, e o espanhol afirmou ao site oficial do campeonato que teve boas sensações em condições diferentes – tendo-se focado na preparação da corrida de domingo:
– Foi uma boa volta, seguramente ataquei ao limite em cada metro da pista. É uma boa sexta-feira, temos de estar satisfeitos. As condições foram complicadas, foi difícil entender o quanto podias atacar – em especial por causa do vento, estava muito frio. Por isso, durante a volta a temperatura do pneu dianteiro cai praticamente no imediato. No entanto, conseguimos ter uma boa sensação em todas as condições e preparei bem a corrida longa. Amanhã de manhã vamos focar-nos para a corrida Sprint. E depois na qualificação, fechas os olhos e tentas fazer uma volta perfeita.
Segundo Viñales, a Aprilia RS-GP de 2024 permite-lhe adotar uma forma de pilotar essencial em Sachsenring: ‘Disse algumas vezes que a moto este ano é um bocao diferente comparando com a do ano passado. Sinto que a moto é muito mais constante em todas as circunstâncias, e isso é muito bom para construir a confiança e para construir consistência. Viro muito em aceleração; não sei porquê, tenho a sensação para a fazer deslizar e manter um bom deslize para as curvas. E em Sachsenring isto é a chave, por isso amanhã vou tentar ser mais perfeito na volta: no setor 1 ainda não sou muito bom, estou a ter dificuldades para parar a moto, por isso temos décimos para tentar fazer amanhã’.