A Índia apresenta muitos desafios do ponto de vista da mobilidade, e vão surgindo propostas curiosas para lhes responder. Uma delas é a Surge S32.
Desenvolvida pela Surge, subsidiária da Hero MotoCorp, é uma scooter elétrica 2-em-1… uma vez que pode ser convertida para um riquexó de três rodas. E não é eufemismo dizer que se trata de uma nova categoria de motociclos.
É que, de facto, a Hero é o primeiro fabricante que, num mesmo veículo, tem as duas plataformas – duas rodas ou três rodas. Por isso mesmo, teve de ser definida esta nova categoria, em trabalho com o governo indiano.
Segundo a Surge, a conversão entre duas e três rodas é simples e rápida, demorando cerca de três minutos sem ferramentas especiais. Há diferentes opções de riquexó: pode ser para passageiros (S32 PV), transporte de mercadorias (S32 LD/S32 HD) ou ter a área para o condutor e uma caixa de carga. Todas atingem 45 km/h de velocidade, enquanto a scooter pode andar a 60 km/h.
Há um quadro específico para três rodas e um chassis robusto, e a carroçaria para a versão de três rodas é em metal. A bordo, a instrumentação é a básica de uma scooter, com botões extra para as funções especiais do riquexó. É também possível carregar de forma independente o modo de scooter e o modo de riquexó. A Surge S32 deverá chegar ao mercado em meados do próximo ano, segundo o Motorrad Online.