A Honda Hornet granjeia popularidade e recebeu uma novidade para 2025 – a CB750 Hornet, revelada esta semana na EICMA em Milão. Está inspirada na antepassada, é rápida, ágil e divertida.
Motor bicilíndrico
O motor é um bicilíndrico paralelo de 755 centímetros cúbicos, capaz de debitar 67,5 kW de potência (90,5 cv) e 75 Nm de binário, tendo um peso em ordem de marcha de 192 kg. Há uma versão adaptada a condutores com carta de condução A2, em que a potência se fica pelos 34,5 kW (46,3 cv) e o binário pelos 66 Nm. A caixa é manual de seis velocidades.
O tubo de respiração que atravessava o lado esquerdo do motor foi relocalizado para propósitos estéticos. O catalisador foi atualizado, e foi colocado um sensor O2 para cumprir a legislação em vigor. O depósito tem capacidade para 15,2 litros, sendo a autonomia superior a 340 km.
Há três modos de condução (Rain, Standard e Sport) e três modos de potência do motor, efeito do travão-motor e controlo de tração HSTC com controlo anti-cavalinho integral. Há ainda um moto personalizado User.
Ciclística
O quadro do tipo diamante em aço, com sub-quadro integrado, pesa apenas 16,6kg (é quase 2 kg mais leve do que o da CB650R), o que ajuda ao peso em ordem de marcha de 192 kg.
A forquilha invertida Showa SFF-BP na dianteira garante uma maior agilidade em condução desportiva, tendo funções divididas: amortecedor de separação de pressão de pistão grande numa coluna e mecanismo de mola na outra. Atrás, há um amortecedor que está ligado ao braço oscilante através de mecanismo Pro-Link. O seu design é garantia de uma boa resposta gestão de temperatura, sendo possível ajustar em sete níveis de pré-carga.
As jantes de alumínio fundido são leves com cinco raios em forma de Y, e em termos de sistema de travagem há ABS de dois canais. A roda frontal de dois discos flutuantes e pinças radiais Nissin de quatro êmbolos, enquanto a traseira possui um disco e pinça de um êmbolo.
Estética minimalista e agressiva
A Honda CB750 Hornet tem linhas minimalistas na traseira, e uma carenagem dianteira agressiva, mas é bem visível o seu caráter desportivo em toda a silhueta. Há um novo farol LED à frente com lente dupla tipo projetor, mais compacto e potente.
Há quatro decorações possíveis: Branco Pérola Mate Glare e Vermelho Metalizado Cuprite; e as novas Preto Mate Ballistic/Preto Metalizado Mate Ballistic; Prata Metalizado Digital/Preto Metalizado Mate Ballistic; e Azul Metalizado Glint Wave/Preto Metalizado Mate Ballistic.
Eletrónica
A nova Honda CB750 Hornet conta com controlo de tração HSTC de três níveis, que pode ser desligado, tal como imobilizador HISS e sinalização de travagens de emergência (ESS). A iluminação é totalmente em LED, e os indicadores de mudança de direção têm agora função de cancelamento automático.
O painel de instrumentos é novo, consistindo num ecrã TFT a cores de cinco polegadas com conectividade para smartphones iOS e Android através da app Honda RoadSync. É possível não só aceder à navegação, como também fazer chamadas ou ouvir música caso seja ligado um conjunto de auscultadores e microfone Bluetooth no capacete.
Streetfighter? O motor é derivado de alguma mota desportiva? Streetfighter nunca será… a antiga hornet 600 essa sim é uma Streetfighter…