Surpresa em Mugello. Somkiat Chantra foi o mais veloz do primeiro treino do GP de Itália de Moto2. Os tempos melhoraram consideravelmente face ao treino livre desta manhã, ou não fosse uma sessão que pode definir os diretamente apurados para a segunda qualificação.
Na fase inicial da sessão, Chantra (Idemitsu Honda Team Asia/Kalex) liderou depois das primeiras voltas lançadas, antes de ser ultrapassado por Sergio García (MT Helmets-MSi/Boscoscuro). O espanhol liderou durante quase 20 minutos, antes de ser superado por Joe Roberts (OnlyFans American Racing Team/Kalex).
O americano melhorou o seu tempo por duas vezes nas voltas seguintes, mas com menos de dez minutos para o fim Chantra fez a volta mais rápida de todas: 1m50,841s. Roberts não melhorou até ao fim e ficou em segundo a apenas 11 milésimos. Numa sessão muito renhida, Fermín Aldeguer (MB Conveyors SpeedUp/Boscoscuro) fez o terceiro tempo a 0,075s, enquanto o seu colega Alonso López fechou em quarto a 0,087s da dianteira.
O top cinco foi completado por Canet (Fantic Racing/Kalex). Depois de ter ficado em 17.º no treino livre, o líder do campeonato, García voltou a não ficar nos lugares cimeiros. Ainda assim, conseguiu a oitava posição a 0,278s de Chantra.
Tempos:
A fantastic Friday for @somkiat35 who tops #Moto2 P1 🙌
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) May 31, 2024
A job well done for @Joerobertsracer and @Aldeguer54 too 💪#ItalianGP 🇮🇹 pic.twitter.com/oDCfWYiPrr