Que emoção, que suspense até ao último segundo em Phillip Island com Johann Zarco a vencer, finalmente, no MotoGP! Desde 2017 na categoria, Zarco teve uma corrida em crescendo e no final não deu margem a ninguém para chegar à frente da corrida já na última volta onde venceu. Jorge Martín parecia estar num filme de terror depois de liderar até, literalmente, à última volta onde nem no pódio terminou!
Tudo a postos para o arranque da corrida principal do MotoGP, face às alterações ao calendário anunciadas durante a sexta feira. 18ºC em Phillip Island, mudanças de pneus à última hora, e muita emoção certamente na corrida.
Martín teve o melhor arranque a manteve-se na frente mas o destaque ia para o homem da casa, Jack Miller, que ganhou num ápice quatro posições! Na volta seguinte contudo o australiano começou a ceder posições e caiu para sexto, enquanto Fabio Di Giannantonio fazia o caminho descendente… ao subir para o quarto lugar, após bater Francesco Bagnaia.
Em apenas três voltas Martín ganhou mais de 1s para o segundo, Brad Binder, mas a dúvida que se colocava era: como iria aguentar o pneu macio traseiro da moto do #89?
Marc Márquez, entretanto, ultrapassava Miller e ascendia à sexta posição e não demorou muito a chegar ao top cinco ao bater Johann Zarco. O francês respondeu pouco depois e retomou o quinto lugar, o que funcionava a favor de Bagnaia.
A luta era tal que Márquez voltou a ultrapassar novamente mas Zarco devolvia a manobra. 0.487s separavam o #5 do #1. Martín liderava com 1.668s sobre Binder, que estava a ser ligeiramente mais veloz que o piloto da Prima Pramac Racing, para já.
Entretanto a Pramac enviada uma mensagem, literalmente, a Martín: «Respira», a fazer recordar o que aconteceu a semana passada onde o piloto caiu quando levava 3s de vantagem sobre o segundo. Contudo… Martín não abrandou e continuava apostado em manter um ritmo frenético e com nove voltas, tinha já 2.391s de vantagem sobre Binder.
Joan Mir, na curva 4, caiu após batalhar com Luca Marini na 10.ª volta. O espanhol contudo pegou na sua moto e voltou à corrida, mas… por pouco tempo. O piloto da Repsol Honda acabou por abandonar pouco depois.
Assim estava o top dez com 13 voltas concluídas:
O próximo a «provar o sabor» do asfalto foi Augusto Fernández que, com 12 voltas, dava por terminada a sua corrida depois de cair.
Martín continuava muito forte na liderança e com 3.461s de vantagem para Binder, com Di Giannantonio a 3.625s do #89. Bagnaia tinha por sua vez 1.032s de diferença para o quarto classificado e Zarco mantinha-se como quinto.
A qualquer momento era de esperar que DiGia conseguisse ultrapassar Binder, a 0.045s mas com a diferença a mudar constantemente. Ambos os pilotos tinham a mesma seleção de pneus. A nove voltas do final da corrida, a ultrapassagem estava confirmada e DiGia, ainda sem lugar na grelha para 2024, era segundo!
A corrida entrava numa fase decisiva e já dentro do último certo e Martín era figura de proa ao liderar com uma diferença de 3.125s sobre DiGia. Contudo e do nada, Martín viu o #49 a ganhar-lhe 0.4s e tudo podia ainda acontecer.
Quem via a vida complicar-se era Bagnaia que era ultrapassado por Zarco e assim caía para o quinto lugar.
Assim estava o top dez: Martín, DiGia, Binder, Zarco, Bagnaia, Álex Márquez, Aleix Espargaró, Jack Miller, Marco Bezzecchi e Marc Márquez.
Binder ainda tinha algo na manga e passou para a vice-liderança. 0.8s separavam o quinto do segundo.
A três voltas do final Martín estava a perder tempo consideravelmente e «apenas» 1.649s separavam Binder da liderança, numa altura em que Zarco ascendia à terceira posição!
A duas voltas do final Zarco via a luz ao fundo do túnel e ascendia ao segundo lugar e tinha Martín a 0.955s. Bagnaia por sua vez estava também a dar o máximo e era terceiro.
Na última volta Martín tinha… 0.4s para Zarco e o francês, com o ritmo que tinha… passou para a frente! E não só! Bagnaia também passou o espanhol e estava em terceiro, brevemente.
Martín voltou a perder posições e numa volta foi de primeiro para quinto, com Brad Binder também a ultrapassá-lo!
E vitória! Finalmente Johann Zarco conseguia vencer no MotoGP sete depois de subir à categoria! Di Giannantonio terminou no pódio.