O CEO da MV Agusta teve uma entrevista com a Motorcycle News (MCN). A entrevista trouxe algumas informações sobre os recentes desenvolvimentos na sede da MV relacionados com a Lucky Explorer. A moto de aventura da MV Agusta deveria ser apresentada em duas versões, composta por dois cilindros e uma por três cilindros, mas apenas um deles está quase pronto para ser lançado, enquanto o outro foi colocado “em segundo plano”.
Enquanto alguns dizem que o projeto é um fracasso, o CEO da MV esclareceu numa entrevista que “a 5.5 está em paragem temporária”, o que significa que o projeto foi suspenso.
A razão pela qual a MV poderá ter colocado uma pausa na Lucky Explorer 5.5 é porque a marca está a avaliar as condições de mercado para o modelo dentro da rede de vendas da KTM. Neste momento, a Team Orange tem trabalhado muito com a MV Agusta, utilizando os seus recursos para ajudar a marca italiana a gerir as vendas e as redes da MV em vários países.
Quando o projeto foi anunciado pela primeira vez, a MV apresentou duas novas motos de turismo de aventura para adicionar à sua gama e para atender à crescente procura por estas máquinas “faz tudo”. A 9.5 foi uma escolha óbvia para a maioria dos fãs da MV, mas a 5.5 levantou algumas dúvidas. A MV anunciou que os modelos 5.5 serão construídos em parceria com a QJ Motor na China e são baseados na Benelli TRK502.
Depois desse anúncio, a KTM envolveu-se mais com a MV Agusta, comprando uma participação de 25,1 % na marca italiana. O negócio envolve a Team Orange ao ajudar a MV em termos de distribuição e rede de concessionários, e parece que a Pierrer Mobility (empresa-mãe da KTM) está a tentar envolver-se mais com a marca, talvez contra a posição de Saradarov sobre a independência da MV em relação ao Grupo Pierrer.
“O princípio fundamental é que a MV Agusta se mantenha independente da linguagem de design e da engenharia dos produtos e empresas do Grupo KTM. A MV Agusta não vai fazer parte do estilo de plataforma cruzada e de marca cruzada pelo qual a KTM é conhecida”, declarou Saradarov.
Saradarov confirma que o motor de três cilindros em linha será mantido na Lucky Explorer 9.5, e não será substituído pelo motor bicilindrico de 890cc da KTM. A MV Agusta manterá a sua independência em termos de tecnologia. A MV Agusta produzirá 500 edições especiais antes do início da produção em massa da 9.5. O destino da 5.5, no entanto, é incerto, uma vez que já não está prevista a sua produção. Será que alguma vez a veremos? Saradarov ainda não fechou totalmente essa porta, e até afirmou que a MV e a QJ Motor ainda estão a trabalhar em conjunto noutros projectos.
Por enquanto, a MV Agusta Lucky Explorer 9.5 está programada para iniciar a produção em outubro de 2023 para o ano de 2024 e estamos a aguardar ansiosamente pelo seu lançamento.