O rescaldo da saída de Marc Márquez da Honda tem sido repleto de especulações sobre o seu potencial substituto. Um nome que tem surgido frequentemente nestas discussões é Johann Zarco, que já assinou com a LCR, a equipa satélite da Honda, para a temporada de 2024.
Quando questionado anteriormente sobre a possibilidade de se mudar para a Honda, o francês mencionou: ‘É um contrato tripartido; a Honda pode decidir onde me colocar’.
No entanto, Lucio Cecchinello, o homem por trás da LCR, não está entusiasmado com a ideia de Zarco preencher o lugar vago na Honda: ‘Espero respeito… se me tirarem o Zarco, perco os patrocinadores que me apoiam. Prometi-lhes um piloto capaz de obter resultados. Sem patrocinadores, não tenho fundos para fornecer motos à Honda. Nem quero considerar essa possibilidade’, conforme relatado pelo L’Équipe.
Os rumores têm sido intensos, sugerindo que a Honda poderia estar de olho num dos pilotos da Aprilia, seja Maverick Viñales ou Miguel Oliveira, pois parecem interessados em ter um piloto experiente. No entanto, Massimo Rivola, diretor-executivo Aprilia Racing, parece determinado a não deixar nenhum dos seus pilotos sair.
A questão permanece: dada a atual fase da sua carreira, Zarco recusaria uma oferta de uma equipa de fábrica? O seu empresário, Guillaume Valladeau, comentou: ‘Entendo a posição de Lucio Cecchinello, mas a saída do Marc abre uma porta, e o Johann é um piloto talentoso. Se surgir a oportunidade, ele não deve recusá-la’.
Dentro da equipa LCR, serão feitos esforços para reter Zarco para 2024. Para além da questão significativa dos patrocínios, o chefe da equipa da LCR Honda enfatizou que, com eles, Zarco teria técnicos dedicados prontos para lhe fornecer a melhor moto possível.
Como está, Zarco, atualmente com a Prima Pramac Racing, pode não ter muita influência nas decisões internas da equipa sobre se será promovido à moto oficial ou não. No entanto, parece que a Honda manterá as suas cartas perto do peito até ao final da temporada atual, deixando fãs e especialistas em suspense sobre quem ocupará o lugar de Márquez