Estão encontrados os últimos quatro pilotos que vão disputar a pole position do GP de Itália de Moto3. Scott Ogden liderou a primeira qualificação em Mugello, seguindo em frente tal como David Muñoz, Joel Kelso e Fillipo Farioli.
Após as primeiras voltas lançadas, Nicola Carraro (LevelUp-MTA/KTM) liderava a Q1 na frente de Ogden (MLav Racing/Honda) e Joel Esteban (CFMoto Valresa Aspar), com Ángel Piqueras (Leopard Racing/Honda) em quarto.
Foi assim que a tabela ficou nos minutos seguintes, até porque quase todos os pilotos entraram logo nas boxes. Muñoz (BOE Motorsports/KTM) ficou em último, depois de ter tido a sua primeira volta anulada.
Dentro dos últimos três minutos, Muñoz subiu ao primeiro lugar, ao passo que o seu colega de equipa Kelso se posicionou em segundo. Carraro e Ogden desceram a terceiro e quarto, enquanto Esteban e Piqueras ficaram fora da zona de apuramento.
Esteban e Piqueras conseguiram voltar a esse top quatro por instantes, mas em cima do fim não resistiram às melhorias de vários adversários. Ogden terminou na liderança, batendo Muñoz por 0,378s. Kelso ficou em terceiro e Farioli (SIC58 Squadra Corse/Honda) chegou a quarto em cima do fim. Esteban, em quinto, falhou o apuramento por 0,243s.