Os novos regulamentos do MotoGP para 2027 irão resultar em motos diferentes das atuais. Uma coisa que não preocupa o diretor técnico da Aprilia Racing, Romano Albesiano, do ponto de vista da segurança é a velocidade alta das motos.
O engenheiro italiano referiu ao site GPOne.com que espera que as futuras motos comecem a ser testadas numa fase inicial do ano de 2026: ‘Quando veremos as motos de 2027? Penso que na primavera de 2026’.
Sobre a questão da velocidade das motos, Albesiano rejeitou preocupações ao nível da segurança: ‘Irá a velocidade de ponta mais alta levar a mais perigo? Não, não estou preocupado. As estatísticas dizem-nos que os acidentes mais graves aconteceram no Moto2 e no Moto3. Portanto, não é necessariamente a velocidade que é perigosa’.
As futuras motos terão motores com 850 centímetros cúbicos de cilindrada (os atuais são de 1.000cc). Para além disso, existirão mais restrições ao desenvolvimento da aerodinâmica e medidas máximas impostas para a carenagem frontal, ao passo que os dispositivos de holeshot e ajuste de altura serão banidos e o depósito de combustível será menor.