• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sábado, Dezembro 27, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Desporto

Romano Albesiano e as diferenças entre estruturas europeias e japonesas da Honda: ‘Filosofia e cultura diferente’

by Redação
Junho 2, 2025
in Desporto
0
Romano Albesiano e as diferenças entre estruturas europeias e japonesas da Honda: ‘Filosofia e cultura diferente’
0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

A integração de Romano Albesiano na Honda revelou diferenças significativas entre as filosofias empresariais europeias e japonesas, conforme partilhou numa entrevista ao Motosan no canal PecinoGP/YouTube de Manuel Pecino. O director técnico da HRC descobriu um mundo organizacional completamente distinto daquele a que estava habituado na Aprilia, exigindo uma adaptação profunda às novas metodologias de trabalho.

A primeira impressão de Albesiano foi de surpresa face à complexidade organizacional japonesa. ‘Uma empresa com muitos recursos e uma filosofia bastante diferente da que eu estava acostumado. Isso foi o primeiro que me veio à mente. Uma cultura diferente, mas muito interessante de estudar e de encontrar a maneira de combiná-la da forma mais eficiente’, revelou o engenheiro, citado pelo Motosan.

RelatedPosts

Aleix Espargaró coloca à venda a sua Aprilia RS-GP20 de MotoGP num leilão que promete ser bastante concorrido

Maverick Viñales confessa: “Arrependo-me de ter saído da Yamaha para a Aprilia!”

Jonathan Rea: uma carreira marcada pela qualidade dos rivais e pelo domínio no WorldSBK

A diferença estrutural entre as duas abordagens empresariais tornou-se evidente através da sua análise comparativa. ‘A organização europeia é bastante simples. A japonesa, e digo japonesa porque conheço a Honda, é uma estrutura maior, organizada de outra maneira. Não diria que é complicada, mas é mais… Quando há mais gente e mais recursos, é necessário ter uma organização mais articulada’, explicou Albesiano.

Os recursos disponíveis na Honda impressionaram positivamente o técnico italiano, confirmando algumas das expectativas criadas em torno da marca japonesa. ‘Nas corridas nunca se tem suficiente. Mas, em qualquer caso, é uma grande empresa com grandes recursos. Além disso, existe a possibilidade de aproveitar os conhecimentos técnicos de diferentes áreas da empresa’, sublinhou, validando parcialmente o ‘mito’ dos vastos recursos da Honda.

Esta experiência de transição cultural representa um desafio único para qualquer profissional que mude entre diferentes filosofias empresariais. A capacidade de Albesiano para identificar e adaptar-se a estas diferenças demonstra a importância da flexibilidade cultural no ambiente competitivo do MotoGP, onde a colaboração eficiente entre diferentes metodologias pode ser determinante para o sucesso.

Related

Maverick Viñales confessa: “Arrependo-me de ter saído da Yamaha para a Aprilia!”

by Redação
Dezembro 27, 2025
0
Maverick Viñales confessa: “Arrependo-me de ter saído da Yamaha para a Aprilia!”

@photopsp_jacek_swiderek

Read moreDetails

Jonathan Rea: uma carreira marcada pela qualidade dos rivais e pelo domínio no WorldSBK

by Redação
Dezembro 27, 2025
0
Jonathan Rea: uma carreira marcada pela qualidade dos rivais e pelo domínio no WorldSBK

No emocionante mundo das corridas de Superbike, poucos nomes ressoam com tanta intensidade como o de Jonathan Rea. A superestrela norte-irlandesa reflete sobre a sua extraordinária trajetória no...

Read moreDetails

Darryn Binder ‘aterra’ no Motoamerica

by Redação
Dezembro 26, 2025
0
Darryn Binder ‘aterra’ no Motoamerica

Sem lugar no mundial Moto2 no final da temporada 2025 o sul-africano Darryn Binder, irmão de Brad Binder, vai competir em 2026 no campeonato norte-americano de velocidade, o...

Read moreDetails

Brivio defende duas qualificações para o MotoGP

by Redação
Dezembro 26, 2025
0
Brivio defende duas qualificações para o MotoGP

Com títulos conquistados na Yamaha com Valentino Rossi e Suzuki com Joan Mir o actual líder da Trackhouse Davide Brivio defende que o MotoGP deveria adoptar um novo...

Read moreDetails

Calendários Enduro 2026 da FMP

by Redação
Dezembro 26, 2025
0
Calendários Enduro 2026 da FMP

Já se encontram definidos os calendários 2026 para os Campeonatos Nacionais de Enduro, Mini Enduro, Enduro Sprint e Super Enduro. Como habitualmente, o primeiro a arrancar é o...

Read moreDetails

Marc Márquez alerta para um mercado de pilotos caótico ao longo da temporada de MotoGP de 2026

by Redação
Dezembro 23, 2025
0
Marc Márquez alerta para um mercado de pilotos caótico ao longo da temporada de MotoGP de 2026

Marc Márquez incendiou a discussão em torno da temporada de MotoGP de 2026, deixando antever um cenário empolgante que vai muito além da pista. Enquanto as batalhas intensas...

Read moreDetails
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.