• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Domingo, Dezembro 28, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Noticias de Motos

Ride-by-wire vs ride-by-cable: Saiba o que são e veja as diferença nesta evolução do controlo das motos

by Daniel Rhodes
Fevereiro 13, 2025
in Noticias de Motos, Novidades - Actualidade
0
Ride-by-wire vs ride-by-cable: Saiba o que são e veja as diferença nesta evolução do controlo das motos
0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

O mundo das duas rodas tem acompanhado de perto as transformações tecnológicas do setor automóvel, e uma das mudanças mais notáveis é a transição do tradicional sistema ride-by-cable para o moderno ride-by-wire. Mas como é que esta evolução afeta o desempenho e a experiência de condução de uma moto?

O que é o ride-by-cable?

O ride-by-cable é o sistema tradicional de controlo do acelerador, presente em motos há décadas. Neste sistema, o punho do acelerador está ligado mecanicamente à borboleta de admissão através de um cabo de aço. Ao rodar o acelerador, o cabo aciona diretamente a abertura da válvula de admissão, regulando a entrada de ar no motor e controlando a potência gerada.

RelatedPosts

O regresso das sport bikes confortáveis: equilíbrio entre desempenho e versatilidade

Chiba implementa legislação inovadora para estacionamento de motociclos

Nova vaga de Superdesportivas tem «identidade» diferente e não apaga da memória algumas referências históricas

Este sistema é apreciado por muitos motociclistas pela sua resposta linear e previsível, uma vez que a ligação mecânica garante uma sensação de controlo direto sobre o motor. No entanto, com o tempo, o cabo pode desgastar-se, necessitando de ajustes ou substituição.

Modelos icónicos como a Honda CBR600RR das gerações mais antigas ou a Yamaha R1 de 2004 utilizam ride-by-cable, proporcionando um acelerador direto e reativo, muito apreciado pelos pilotos que preferem uma ligação mecânica sem interferências eletrónicas.

O que é o ride-by-wire?

O ride-by-wire elimina a ligação física entre o acelerador e a borboleta de admissão, substituindo-a por um sistema eletrónico. Sensores captam a posição do acelerador e enviam essa informação a uma unidade de controlo eletrónica (ECU), que analisa os dados e ajusta a abertura da válvula de admissão através de um atuador elétrico.

Isto permite que o sistema adapte a entrega de potência consoante diferentes fatores, como o modo de condução escolhido, a tração disponível e até a inclinação da moto. Além disso, o ride-by-wire facilita a integração com tecnologias avançadas, como modos de potência, controlo de tração, anti-wheelie e cruise control.

Motos modernas como a Ducati Panigale V4 e a Yamaha R1 2023 utilizam ride-by-wire, permitindo ajustes no mapeamento do acelerador e oferecendo diferentes modos de condução, como “Rain”, “Sport” ou “Track”. Estes modos modificam a resposta do acelerador, proporcionando uma experiência mais adaptável às condições da estrada ou da pista.

Vantagens e desvantagens

CaracterísticaRide-by-cableRide-by-wire
Resposta do aceleradorDireta e previsívelPode ter um ligeiro atraso devido ao processamento eletrónico
ManutençãoPode exigir substituição ou ajuste do caboMenos peças móveis sujeitas a desgaste, mas maior complexidade eletrónica
PersonalizaçãoResposta fixa, sem ajustesPode ser ajustado para diferentes estilos de condução e condições
Integração com outras tecnologiasLimitadaFacilmente integrável com sistemas eletrónicos de segurança e desempenho

Para os puristas, o ride-by-cable continua a oferecer uma sensação de ligação direta entre o motociclista e o motor, sendo particularmente valorizado em motos de competição ou clássicas. No entanto, o ride-by-wire trouxe mais eficiência, segurança e adaptabilidade, permitindo que os motociclistas personalizem a experiência de condução de acordo com as suas necessidades e preferências.

Com a evolução constante da eletrónica nas motos, o ride-by-wire tornou-se um padrão nos modelos de alto desempenho e até em motos de turismo, marcando o caminho para um futuro onde o controlo da potência será cada vez mais preciso e inteligente.

Tags: Notícias Motociclismo

Related

CFMOTO 700MT: A proposta racional que redefine a aventura acessível

by Redação
Dezembro 28, 2025
0
CFMOTO 700MT: A proposta racional que redefine a aventura acessível

A CFMOTO reforça a sua presença no segmento Adventure de média cilindrada com a 700MT, uma moto desenvolvida com um objetivo claro: oferecer uma plataforma polivalente, confortável e...

Read moreDetails

Honda CBR600F, F4 e F4i: A supersport que marcou gerações e desapareceu em 2006 na Europa

by Redação
Dezembro 28, 2025
0
Honda CBR600F, F4 e F4i: A supersport que marcou gerações e desapareceu em 2006 na Europa

Durante quase duas décadas, a Honda CBR600F foi uma das motos mais influentes do segmento supersport. Equilibrada, versátil e tecnologicamente avançada para o seu tempo, tornou‑se uma referência...

Read moreDetails

Aleix Espargaró coloca à venda a sua Aprilia RS-GP20 de MotoGP num leilão que promete ser bastante concorrido

by Redação
Dezembro 27, 2025
0
Aleix Espargaró coloca à venda a sua Aprilia RS-GP20 de MotoGP num leilão que promete ser bastante concorrido

Aleix Espargaró decidiu separar-se de uma das motos mais simbólicas da sua carreira no MotoGP. O piloto espanhol colocou à venda a sua Aprilia RS-GP20 de 2020, uma...

Read moreDetails

KTM volta a convocar recall para a gama 390: mola do descanso lateral obriga a nova intervenção

by Redação
Dezembro 27, 2025
0
KTM volta a convocar recall para a gama 390: mola do descanso lateral obriga a nova intervenção

A KTM continua a enfrentar uma sequência de campanhas de recall que afetam vários modelos recentes, reforçando um período particularmente sensível no controlo de qualidade da marca austríaca....

Read moreDetails

NIU faz história, com máximos em 2025: regresso ao crescimento e novo record histórico de vendas

by Redação
Dezembro 27, 2025
0
NIU faz história, com máximos em 2025: regresso ao crescimento e novo record histórico de vendas

A NIU Technology prepara-se para fechar 2025 com um marco decisivo na sua história recente. A marca chinesa especializada em mobilidade elétrica de duas rodas deverá atingir um...

Read moreDetails

Yamaha TDM850 / TDM900 (1991–2011): a moto que nasceu antes do seu tempo

by Redação
Dezembro 26, 2025
0
Yamaha TDM850 / TDM900 (1991–2011): a moto que nasceu antes do seu tempo

Quando a Yamaha apresentou a TDM850 em 1991, poucos perceberam o que a marca japonesa estava realmente a lançar. Numa época em que o mercado estava rigidamente dividido...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.