Em 2025, Ricky Brabec vai disputar o Dakar pela décima vez. Mais uma vez na Monster Energy Honda, tentará repetir as vitórias de 2020 e de 2024 – pese embora ter ficado lesionado recentemente.
O americano admitiu ao site do Dakar que a lesão sofrida no Rali de Marrocos o condiciona nos treinos… embora até nisso encontre um lado positivo: ‘O meu joelho e ligamentos estão 100 por cento, naquela que foi a parte assustadora depois da minha queda em Marrocos. É pena que ainda exista uma lesão e não tenha podido continuar o rali, mas é pequeno comparando com ter uma substituição completa do joelho ou lesões no ligamento. O único senão é como isto afeta o meu treino, mas há outras coisas que posso fazer fora da moto. Sinto que quase podia ser melhor estar nesta situação. Por vezes treinamos tão arduamente quando estamos a 100 por cento que quando o Dakar chega estamos como que esgotados’.
Brabec chega ao Dakar 2025 depois de na edição passada ter encontrado um percurso do seu agrado, como recordou: ‘Fiquei mesmo contente com a minha pilotagem no ano passado. No Dakar em 2023 caí, pelo que como que eu queria a vingança disso. A nossa moto nova é super incrível, muito confortável e agradável de pilotar. Também sinto que o percurso no Dakar 2024 foi simplesmente muito mais adequado ao meu estilo de pilotagem, foi uma rota verdadeira de off-road de motos e carros. Todos me perguntam, onde vais treinar para o Dakar se são tudo dunas de areia? Mas não estamos presos nas dunas de areia o dia todo durante duas semanas. É muito bom podermos ir de pedras para dunas, para rios rápidos e fluídos de volta às pistas. Gosto como podemos ter essa variedade toda num dia. E onde vivo e treino todos os dias é também assim, um misto de tudo’.
O piloto tentará vencer o Dakar pela terceira vez, mas admitiu que a tarefa não será fácil: ‘Obter uma primeira vitória ou até pódio no Dakar não é fácil, as pessoas podem dizer que tiveste sorte. Obter uma segunda não é fácil. Então, obter três decididamente não será fácil, em especial depois de ganhar em 2024. Tens um grande alvo nas tuas costas e todos te querem bater. Repetir o que fiz em 2024 e alcançar três vitórias seria mesmo incrível. Em 2025 quero perseguir o título do W2RC e fazer todas as provas’.