Já é conhecido o calendário do Mundial de Supercross deste ano. Vão ser quatro rondas, entre outubro e dezembro, e nenhuma delas será na Europa – havendo até duas provas no mesmo país.
O início está previsto para Vancouver, no Canadá, a 26 de outubro. Cerca de um mês depois, há duas rondas em Perth na Austrália – a 23 e 24 de novembro. Yas Island, em Abu Dhabi, acolhe a última prova a 4 de dezembro.
No ano passado, Ken Roczen foi campeão da principal categoria, 450. A bordo de uma Suzuki, o piloto somou 193 pontos, contra os 176 de Joey Savatgy. Em 250, o título foi conquistado por Max Anstie com 216 pontos, na frente de Shane McElrath que fez 140 pontos.
Andy Edwards, presidente executivo da SX Global, afirmou em comunicado: ‘Quando o Mundial de Supercross FIM entrou na sua época piloto em 2022, teve uma visão ousada para o futuro. O objetivo era levar o Supercross a um nível internacional, levando-o a uma audiência global envolvida, mas desmerecida, enquanto compete por uma identidade e ganhar uma pegada em novas regiões e mercados com potencial anteriormente não explorado. Com corridas em Vancouver, Perth e Abu Dhabi, a nossa época de 2024 constrói a partir desta promessa, mas só representa a ponta do que queremos alcançar com o WSX no longo termo. Estamos ansiosos por continuar a nossa jornada este ano e mal podemos esperar por envolver audiências globalmente com as mais empolgantes corridas que o Supercross tem para oferecer’.
Da parte da FIM, o diretor da Comissão de Motocross, Antonio Alía, comentou: ‘Uma promissora nova época do WSX está no horizonte com a SX Global a gerir o campeonato pelo mundo. Em 2024, o bicampeão do mundo Ken Roczen irá defender o título dele numa temporada de quatro eventos que irá estabelecer as bases para os próximos anos. A FIM/CMS irá oferecer o seu apoio total e será um pilar para construir Campeonatos do Mundo de Supercross fortes e consistentes no futuro’.
Calendário do WSX para 2024:
- 26 de outubro: World Supercross Canadian GP (BC Place/Vancouver, Canadá)
- 23 de novembro: World Supercross Australian GP (HBF Park/Perth, Austrália)
- 24 de novembro: World Supercross Australian GP (HBF Park/Perth, Austrália)
- 4 de dezembro: World Supercross Abu Dhabi GP (Etihad Arena/Yas Island, Abu Dhabi – Emirados Árabes Unidos)