• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Terça-feira, Dezembro 23, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Noticias de Motos

Rev Matching em motos – Não é apenas «porque é porreiro»; Descubra o que é, as vantagens e como fazer

by Daniel Rhodes
Janeiro 19, 2025
in Noticias de Motos, Novidades - Actualidade
0
Rev Matching em motos –  Não é apenas «porque é porreiro»; Descubra o que é, as vantagens e como fazer

Source: Chaos Causes/YouTube

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Se gosta do mundo das duas rodas certamente que poderá ter ouvido o termo «rev matching», ou algo sobre como fazer corresponder as rotações do motor à velocidade da roda, mas antes de mais importante referir que o «rev matching» é uma técnica utilizada pelos motociclistas para sincronizar a velocidade do motor com a rotação da roda traseira durante um momento muito importante: a redução de marcha. O objetivo é suavizar a transição entre as mudanças de marcha, evitando solavancos ou travagens bruscas.

Quando um motociclista reduz uma marcha sem ajustar a rotação do motor, pode ocorrer um choque mecânico, pois o motor, subitamente, tem de aumentar a sua velocidade para corresponder à nova marcha. O rev matching elimina esse problema ao elevar temporariamente as rotações do motor antes de engatar a marcha mais baixa.

RelatedPosts

Revista digital de abril disponível

Honda desenvolve sistema ADAS baseado em câmaras para motos

Revista digital de março já disponível

Como funciona o motor e por que razão o rev matching é importante?

O motor de uma moto funciona convertendo a explosão de combustível em movimento mecânico. A cada marcha, o motor trabalha em conjunto com a caixa de velocidades para transferir a potência para a roda traseira. Quando se reduz uma marcha, o motor precisa de acelerar para corresponder à menor relação de transmissão.

Sem rev matching, a redução brusca pode causar uma desaceleração repentina da roda traseira, resultando em desgaste excessivo da embraiagem e dos componentes do motor. Isso também pode comprometer a estabilidade da moto, especialmente em curvas ou superfícies escorregadias.

Vantagens do rev matching

  1. Reduz o desgaste da embraiagem: Ao sincronizar as rotações do motor com a nova marcha, diminui-se o atrito na embraiagem, prolongando a sua vida útil.
  2. Melhora a estabilidade: A transição suave entre as mudanças evita solavancos que podem destabilizar a moto.
  3. Condução mais suave: A técnica proporciona uma experiência de condução mais fluida e confortável, especialmente em travagens bruscas ou em condução desportiva.
  4. Protege o motor: Minimiza o choque mecânico nos componentes internos do motor, preservando a sua integridade.

Como fazer o rev matching?

  1. Desacelera: Começa por desacelerar suavemente antes de reduzir a marcha.
  2. Desembraia: Puxa a embraiagem para desconectar o motor da transmissão.
  3. Aumenta as Rotações: Com a embraiagem ainda puxada, dá um pequeno toque no acelerador para elevar as rotações do motor ao nível adequado para a próxima marcha.
  4. Engata a Marcha Inferior: Reduz a marcha suavemente enquanto mantém as rotações elevadas.
  5. Solta a Embraiagem: Liberta a embraiagem de forma gradual para reestabelecer a ligação entre o motor e a transmissão.

Embora para muitos esta técnica possa parecer estranha provavelmente já a viu, ou pelo menos terá ouvido. Nunca se questionou porque razão por vezes motos quando estão a abrandar ou parar e subitamente antes ouve um motor a «cantar» mais alto? É provavelmente por isso mesmo, e não pense que é apenas por uma questão de impacto neste caso audível mas sim porque é também bom para a moto.

E entre nós, se poder aliar uma maior segurança na travagem ou redução de marcha, poupar o motor e ainda se fazer notar – até por questões de segurança – além de lhe dar um ar mais técnico, porque não fazê-lo? É só razões positivas, portanto, força, comece a praticar: é bom para a moto e para si.

Tags: MotociclismoSegurança rodoviária

Related

Honda EV Outlier Concept segundo Yuya Tsutsumi: Palavras que definem uma nova era elétrica

by Redação
Dezembro 23, 2025
0
Honda EV Outlier Concept segundo Yuya Tsutsumi: Palavras que definem uma nova era elétrica

“O termo ‘outlier’ significa algo que não está limitado por fronteiras”, explica. “Queríamos mostrar que a visão da Honda para as motos elétricas não passa por substituir motores...

Read moreDetails

Ducati celebra o título de Marc Márquez e apresenta a exclusiva Panigale V4 Márquez 2025 World Champion Replica

by Redação
Dezembro 22, 2025
0
Ducati celebra o título de Marc Márquez e apresenta a exclusiva Panigale V4 Márquez 2025 World Champion Replica

A Ducati viveu um dia histórico em Borgo Panigale ao celebrar o título mundial de MotoGP conquistado por Marc Márquez e o conjunto de sucessos desportivos alcançados em...

Read moreDetails

Stark Varg recebe luz verde para competir no Red Bull Erzbergrodeo

by Redação
Dezembro 22, 2025
0
Stark Varg recebe luz verde para competir no Red Bull Erzbergrodeo

A Stark Future alcançou um marco histórico ao garantir a aprovação da sua moto elétrica Varg para competir no Red Bull Erzbergrodeo, uma das provas de hard enduro...

Read moreDetails

Buell Super Cruiser chega aos EUA; Reino Unido também já sabe que irá receber a moto, e em Portugal?

by Redação
Dezembro 22, 2025
0
Buell Super Cruiser chega aos EUA; Reino Unido também já sabe que irá receber a moto, e em Portugal?

A Buell confirmou oficialmente o início das entregas da aguardada Super Cruiser nos Estados Unidos, marcando um momento decisivo para a marca americana após um longo processo de...

Read moreDetails

Voge 900DSX MY2025: como a trail chinesa conquistou a Península Ibérica e se tornou um fenómeno de vendas

by Redação
Dezembro 22, 2025
0
Voge 900DSX MY2025: como a trail chinesa conquistou a Península Ibérica e se tornou um fenómeno de vendas

Num mercado dominado historicamente por marcas japonesas e europeias, poucas motos conseguiram, nos últimos anos, abalar o status quo como a Voge 900DSX. Em 2024 já tinha surpreendido...

Read moreDetails

Benda P51 hybrid boxer: o surpreendente motor híbrido de 250cc que desafia a lógica

by Redação
Dezembro 22, 2025
0
Benda P51 hybrid boxer: o surpreendente motor híbrido de 250cc que desafia a lógica

A Benda aproveitou o palco da EICMA, o maior salão de motos do mundo, para mostrar muito mais do que a Dark Flag 950 com motor V4. Entre...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.