• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sexta-feira, Dezembro 19, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Desporto

Ramón Forcada e os pilotos que querem uma equipa de fábrica, com Martín em mente: ‘Questões de ego e do apoio que sentem’

by Redação
Julho 11, 2024
in Desporto
0
Ramón Forcada e os pilotos que querem uma equipa de fábrica, com Martín em mente: ‘Questões de ego e do apoio que sentem’
0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Jorge Martín vai estar pela primeira vez no MotoGP, a partir de 2025, numa equipa de fábrica depois de não ter sido novamente a escolha da Ducati. E se usar as cores da equipa oficial é uma prioridade para alguns pilotos, para outros isso não é necessariamente uma prioridade, conforme explicou Ramón Forcada.

O antigo Chefe de Mecânicos do MotoGP, que traballhou com muitos talentos da categoria, foi questionado pelo Mundo Deportivo sobre o quão é importante para um piloto estar numa equipa de fábrica, e respondeu da seguinte forma: ‘Depende da mentalidade do piloto. Por exemplo, no final do ano passado, quando Martín viu a possibilidade de ganhar o título, isso desestabilizou-o. No entanto, há outros pilotos para quem isso não é importante’.

RelatedPosts

Motul renova com WSBK até 2030

Novidades e calendários Nacional MX e SX 2026

Vídeo: Vá além fronteiras com a KTM 1390 SUPER ADVENTURE S EVO 2026

Para ilustrar a sua linha de raciocínio, Forcada deu o exemplo precisamente do piloto que ficou com o lugar que, inicialmente, estaria «entregue» a Martín: ‘O Marc Márquez não pilotava a melhor moto, mas sim a moto oficial da maior fábrica do mundo. No entanto, ele decidiu mudar para uma equipa satélite com uma moto do ano anterior, que apesar de ter sido campeã no ano anterior, era uma moto teoricamente inferior’.

E continuou: ‘Para outros pilotos, a questão da fábrica é importante por questões de ego, poderem dizer que são pilotos oficiais. Outros querem apenas vencer a todo o custo. É óbvio que se sente um maior apoio técnico numa equipa de fábrica, porque existem duas equipas na mesma estrutura. Tens os engenheiros que trabalham para ti e os engenheiros que recolhem dados para criar uma nova moto, que também estão na tua equipa. O piloto está rodeado por oito engenheiros. Se estiver numa equipa satélite, estará apenas rodeado por quatro, que são os que trabalham diretamente para ele’.

Forcada explicou depois como esta diferente na garagem tem impacto sobre o próprio piloto: ‘No fundo, trata-se de sentir-se apoiado, de ver que tens oito engenheiros especializados ou, digamos, os melhores, porque a equipa de fábrica tem os melhores, o que não significa que os outros sejam maus, mas são aqueles que a fábrica destinou a essa posição’.

E concluiu, garantindo que a componente financeira tem também o seu peso: ‘Há outro fator a ter em conta: o MotoGP mudou muito em termos de salários. Os contratos de dez, doze e quinze milhões de euros já não existem. Logicamente, numa equipa de fábrica serás melhor tratado, mas já não há diferenças abismais’.

Related

Motul renova com WSBK até 2030

by Redação
Dezembro 19, 2025
0
Motul renova com WSBK até 2030

A MOTUL continuará como Patrocinador Principal em 2026, assinalando o décimo aniversário da sua colaboração com o WorldSBK e mantendo a sua forte visibilidade em toda a série....

Read moreDetails

Novidades e calendários Nacional MX e SX 2026

by Redação
Dezembro 19, 2025
0
Novidades e calendários Nacional MX e SX 2026

ALL RIGHTS RESERVED

Read moreDetails

O MotoGP enfrenta uma dúvida com o circuito do Brasil: conseguirá Goiânia cumprir os padrões de segurança?

by Redação
Dezembro 18, 2025
0
O MotoGP enfrenta uma dúvida com o circuito do Brasil: conseguirá Goiânia cumprir os padrões de segurança?

O sonho brasileiro do MotoGP: irá Goiânia passar no teste para 2026? O entusiasmo no mundo do MotoGP é palpável à medida que se aproxima o momento do...

Read moreDetails

Francesco Bagnaia ainda não sabe o que realmente aconteceu em Motegi

by Redação
Dezembro 18, 2025
0
Francesco Bagnaia ainda não sabe o que realmente aconteceu em Motegi

@photopsp_jacek_swiderek

Read moreDetails

Fabiano Sterlacchini fala da estratégia da Aprilia no MotoGP: como desafiar Marc Márquez

by Redação
Dezembro 18, 2025
0
Fabiano Sterlacchini fala da estratégia da Aprilia no MotoGP: como desafiar Marc Márquez

Dentro da estratégia da Aprilia no MotoGP: Fabiano Sterlacchini revela os segredos do sucesso! Numa entrevista exclusiva à imprensa internacional, Fabiano Sterlacchini, Diretor Técnico da Aprilia, levanta o...

Read moreDetails

Maverick Viñales junta-se à família Lorenzo para 2026: poderá esta decisão relançar a sua carreira?

by Redação
Dezembro 18, 2025
0
Maverick Viñales junta-se à família Lorenzo para 2026: poderá esta decisão relançar a sua carreira?

photopsp_lukasz_swiderek

Read moreDetails
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.