Uma grande mudança aproxima-se do MotoGP com os regulamentos de 2027 – que abrangem não só a aerodinâmica, como também o motor cuja cilindrada terá de diminuir dos atuais 1.000 centímetros cúbicos para 850cc.
Qual será o impacto desse novo motor na perda de velocidade? Max Bartolini, diretor técnico da Yamaha, falou de uma expectativa ao site SPEEDWEEK.com, sublinhando que é possível que não se note muita diferença ao longo de uma volta:
– Certamente iremos perder velocidade nas retas com os motores de 850cc, penso que cerca de 25km/h. Mas em termos de uma volta, podemos não notar tanta diferença. Já fiz uma redução de cilindrada duas vezes na minha carreira e o resultado é conhecido na tentativa de 800cc no MotoGP – as motos acabaram por ser mais velozes do que os de 1.000cc.
O engenheiro italiano referiu que também a aerodinâmica terá influência: ‘Muito irá depender da influência da aerodinâmica na moto no geral. Em qualquer caso, não apostaria que as velocidades em curva irão também diminuir no futuro’.