• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Quinta-feira, Dezembro 25, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Noticias de Motos

Quando a Fórmula 1 sonhou com o off-road: O estranho caso da moto que parecia… um tanque

by Redação
Julho 7, 2025
in Noticias de Motos
0
Quando a Fórmula 1 sonhou com o off-road: O estranho caso da moto que parecia… um tanque
0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Entre as histórias mais bizarras do cruzamento entre o motociclismo e o desporto automóvel, há uma que continua a intrigar quem se lembra dela: uma moto descomunal, verde e amarela, com pneus dignos de um trator, criada por… a Caterham. Sim, aquela Caterham dos carros ultraleves e dos domingos de Fórmula 1.

Tudo começou com uma ideia quase louca saída da cabeça de Alessandro Tartarini — designer irreverente e filho do fundador da Italjet — que, em 2012, apresentou ao mundo a Italjet Brutus: uma mota off-road tão desproporcional quanto fascinante. Era como se alguém tivesse decidido meter uma moto de cross, um quad e um tanque de guerra num shaker — e o resultado tivesse passado no controlo de qualidade.

RelatedPosts

Honda prepara o regresso do V4: O renascimento estratégico da VFR começa a ganhar forma

LS2 Challenger II: Capacete touring de alta performance focado em conforto, segurança e visão

2025 marca o fim de uma era, com três motos emblemáticas a despedirem-se da Europa

O conceito era simples: pneus gigantes, motor de 750 cc, estética brutalista e transmissão automática. Uma moto para quem não queria passar despercebido — nem nos trilhos, nem em plena cidade.

Foi então que Tony Fernandes, o homem forte da AirAsia e então dono da Caterham F1, viu ali uma oportunidade: dar nova vida à marca, entrando pelas duas rodas adentro com a mesma ousadia que sempre caracterizou os seus projectos. Nascia assim a Caterham Bikes, e com ela uma versão “britanizada” da Brutus — mais musculada, mais extravagante, e ainda menos provável.

A Brutus 750 da Caterham parecia uma ilustração saída de um caderno de esboços de um adolescente obcecado por Mad Max: suspensão sobredimensionada, jantes de 14 polegadas com pneus de tacos absurdos, quadro em alumínio grosso e uma postura que metia respeito a qualquer outro veículo com apenas duas rodas.

Apesar do aspecto intimidante, o motor monocilíndrico de 750 cc debitava modestos 45 cavalos para empurrar os seus 235 kg em ordem de marcha — mais do que muitas motos de aventura. Era mais cena que substância. Uma peça de conversa para os mais excêntricos.

Mas a Caterham não queria parar por aí. No mesmo evento onde mostrou a Brutus, revelou também duas bicicletas eléctricas com um toque retro-futurista: a Classic e a Carbon E-Bike. A ideia era clara — luxo, design arrojado e exclusividade. Havia ambição de criar uma marca boutique para um nicho de clientes que quisessem algo que ninguém mais tivesse.

Infelizmente, como tantos projectos ambiciosos nascidos de impulsos criativos e orçamentos mal calculados, tudo ficou no papel (e em meia dúzia de protótipos). A Brutus nunca rugiu fora dos salões de exposição. E a divisão de motas da Caterham evaporou-se tão rapidamente quanto surgiu.

Hoje, a Brutus 750 é uma nota de rodapé deliciosa na história do motociclismo moderno — uma recordação de quando uma marca de Fórmula 1 tentou conquistar o fora de estrada… com uma besta de duas rodas.

Related

Honda prepara o regresso do V4: O renascimento estratégico da VFR começa a ganhar forma

by Redação
Dezembro 24, 2025
0
Honda prepara o regresso do V4: O renascimento estratégico da VFR começa a ganhar forma

O reaparecimento de um motor V4 nos registos de patentes da Honda não é um simples exercício técnico nem um acaso de engenharia. É um sinal claro de...

Read moreDetails

LS2 Challenger II: Capacete touring de alta performance focado em conforto, segurança e visão

by Redação
Dezembro 24, 2025
0
LS2 Challenger II: Capacete touring de alta performance focado em conforto, segurança e visão

O LS2 Challenger II posiciona-se como um capacete integral de turismo de alto desempenho, pensado para quem faz muitos quilómetros em estrada e exige um equilíbrio rigoroso entre...

Read moreDetails

2025 marca o fim de uma era, com três motos emblemáticas a despedirem-se da Europa

by Redação
Dezembro 24, 2025
0
2025 marca o fim de uma era, com três motos emblemáticas a despedirem-se da Europa

O mercado europeu das motos prepara-se para virar uma página importante em 2025. Não se trata apenas de modelos substituídos por versões mais recentes, mas sim do desaparecimento...

Read moreDetails

Moteo reforça o compromisso com um crescimento sustentável na Península Ibérica através de nova organização interna

by Redação
Dezembro 24, 2025
0
Moteo reforça o compromisso com um crescimento sustentável na Península Ibérica através de nova organização interna

O mercado das motos no sul da Europa vive um momento de forte expansão, impulsionado por novas exigências de mobilidade, por um consumidor mais informado e por uma...

Read moreDetails

BMW Motorrad Motorsport reforça o seu domínio global em 2025 com títulos, vitórias e uma época histórica

by Redação
Dezembro 24, 2025
0
BMW Motorrad Motorsport reforça o seu domínio global em 2025 com títulos, vitórias e uma época histórica

A época de 2025 confirmou a BMW Motorrad Motorsport como uma das forças mais dominantes do motociclismo de competição a nível mundial. Entre equipas oficiais e estruturas privadas,...

Read moreDetails

Bultaco regressa com uma visão sustentável e aposta no futuro do trial desde a infância

by Redação
Dezembro 23, 2025
0
Bultaco regressa com uma visão sustentável e aposta no futuro do trial desde a infância

O regresso da Bultaco representa mais do que o renascimento de um nome histórico do motociclismo espanhol, com este a acontecer sob a gestão da Pandora Bultaco S.A.,...

Read moreDetails
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.