Franco Morbidelli e Fabio Quartararo garantiram as últimas duas vagas na luta pela pole position do GP do Japão de MotoGP. Estes foram os dois mais velozes da Q1 em Motegi esta manhã.
Com a ameaça de chuva a surgir, os pilotos começaram imediatamente a sair à pista no início da Q1. Jack Miller (Red Bull KTM) e Aleix Espargaró (Aprilia) colocaram-se nas duas primeiras posições, com Augusto Fernández (Red Bull GasGas Tech3/KTM) em terceiro.
As bandeiras a assinalarem a ocorrência de chuva no circuito foram mostradas, pelo que era essencial garantir uma boa volta antes que as condições piorassem. Miller melhorou para se manter em primeiro.
Johann Zarco (LCR Honda) conseguiu estar em segundo por breves momentos, antes de ser superado por Raúl Fernández (Trackhouse Racing/Aprilia) que foi 0,154s mais veloz.
Os pilotos foram, depois, às boxes, e no regresso à pista existiram muitas mudanças. Morbidelli (Prima Pramac/Ducati) fez uma volta que o deixou na liderança, sendo o primeiro a rodar em 1m43s. Quartararo (Monster Energy Yamaha) chegou a segundo, com Espargaró em terceiro antes de ser ultrapassado por Miller.
Até ao fim, Morbidelli e Quartararo conservaram as duas primeiras posições para seguirem para a Q2. Raúl Fernández ainda melhorou, mas acabou em terceiro a 0,117s, ficando assim afastado da segunda fase da qualificação.