• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Domingo, Dezembro 14, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Desporto

Pós-GP Solidário de Barcelona de mudanças de pilotos e equipas: Yamaha e Honda

by Redação
Novembro 13, 2024
in Desporto
0
Pós-GP Solidário de Barcelona de mudanças de pilotos e equipas: Yamaha e Honda
0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

A próxima ronda do Mundial de MotoGP em Barcelona, no GP Solidário, é palco para algumas despedidas do paddock e outras mudanças entre pilotos – e não só – e depois de ontem termos falado sobre a Ducati, Aprilia e KTM, hoje é a vez da Yamaha e da Honda, duas fabricantes japonesas que estão a trabalhar para voltar ao seu melhor.

A Honda foi durante largos anos destaque no MotoGP pela mão de Marc Márquez que, após sair para a Gresini Racing/Ducati no final do ano passado abriu uma nova era entre a fabricante.

RelatedPosts

KTM e Husqvarna lançam atualização de software para a gama 390 e modelos 401

MV Agusta redesenha o futuro estratégia surpreendente: Uma nova submarca com estilo retro e com motos mais acessíveis

CFMoto leva a 675NK para o universo das corridas com a nova versão GP

Joan Mir já estava na equipa e continua à procura dos melhores resultados e renovou com a fabricante, mantendo-se na equipa de fábrica no próximo ano e Luca Marini, que fez a sua estreia com a RC213V este ano é para manter. Assim e no que toca a 2025 a Honda mantém-se com os mesmos pilotos mas com uma alteração que se espera na sua imagem, já que a Repsol deixa o patrocínio de largas décadas com a equipa, dando lugar à Castrol.

De referir que Aleix Espargaró, atualmente piloto da Aprilia Racing, se prepara para dizer adeus à categoria enquanto piloto a tempo inteiro e será peça fundamental e de peso na equipa de testes da Honda, juntando-se a Stefan Bradl no desenvolvimento da moto, e promete trazer um olhar diferente e fresco.

A LCR Honda tem por sua vez novidades. Takaaki Nakagami, o mais experiente piloto da equipa vai ter em Barcelona a sua última ronda enquanto piloto de a tempo inteiro, e vai assim juntar-se a Aleix Espargaró na equipa de testes, com Somkiat Chantra (Moto2) a tomar o seu lugar e a juntar-se assim a Johann Zarco, que é o melhor classificado da fabricante no Mundial ao ser 17.º, ele que deixou o ano passado a Pramac Racing.

E é precisamente no universo da Yamaha que existem algumas das maiores novidades.

Se a equipa de fábrica se mantém intocável, com Fabio Quartararo a ser figura de proa na equipa, Álex Rins irá manter-se ao seu lado e a dupla renovou este ano inclusivamente os seus contratos com a estrutura japonesa.

A maior novidade mesmo relativamente à Yamaha prende-se com o facto de que esta irá voltar a ter uma equipa satélite, e logo uma equipa que tem estado na ribalta nos últimos anos no MotoGP, a Pramac Racing.

A equipa de Paolo Campinoti vai sofrer mudanças significativas e até perder dinheiro ‘a longo prazo’ com esta parceria, como o próprio afirmou, e não deixa de ser curioso que com a estrutura italiana com uma forte hipótese de se sagrar campeã do mundo, com Jorge Martín em destaque, haja esta tomada de decisão e separação com a Ducati, muito devido precisamente a todo o processo que envolveu a não ida de Martín para a equipa de fábrica italiana.

Quem não quis perder a oportunidade foi a Yamaha que convenceu a direção da Pramac a juntar-se a si e a renovar desta forma a sua linha de pilotos e logo com dois pilotos muito experientes e que sabem o que é vencer no MotoGP: Miguel Oliveira e Jack Miller.

O português deixa a Trackhouse Racing e a Aprilia após dois anos marcados por instabilidade e azares mais do que qualquer outro piloto da grelha: muitas lesões e por norma causadas não por culpa própria, e uma difícil adaptação da Aprilia RS-GP 22 para a de 24, que dificultou todo um processo de adaptação.

Oliveira conta contudo com mais vitórias no currículo do que uma boa parte dos pilotos da grelha e é sobejamente conhecido pela sua capacidade de desenvolver a moto, instinto cerebral e calculista, e vai ter assim a sua terceira experiência com uma fabricante diferente na grelha, depois de KTM e Aprilia, juntando-se à Yamaha um «amor antigo».

Miller por sua vez abandona a KTM, depois de tomar precisamente o lugar de Oliveira na fabricante austríaca mas nunca mostrou totalmente a sua real valia com a RC16, e volta à Pramac depois de três anos com a equipa italiana, então sob égide da Ducati. Com quatro vitórias na algibeira e experiência de Honda, Ducati e KTM, a Yamaha será a quarta fabricante diferente que irá experimentar, e traz conhecimentos essenciais para ajudar a recolocar a Yamaha no caminho dos sucessos.

Resta saber como é que esta parceria irá decorrer, mas a Pramac é uma estrutura super sólida e competente, e pode ser o aliado perfeito para a Yamaha voltar ao seu melhor nível, além de que conta com uma dupla de pilotos experientes.

Related

Valentino Rossi afastado da equipa de resistência da BMW no WEC

by Redação
Dezembro 12, 2025
0
Valentino Rossi afastado da equipa de resistência da BMW no WEC

Valentino Rossi, a figura lendária que dominou o mundo do MotoGP durante anos, não participará no Campeonato do Mundo de Resistência (WEC) da Federação Internacional do Automóvel no...

Read moreDetails

Superbikes terão teste adicional em Portimão na abertura da “temporada europeia”

by Redação
Dezembro 12, 2025
0
Superbikes terão teste adicional em Portimão na abertura da “temporada europeia”

O calendário do Mundial de Superbike foi oficialmente atualizado, tendo surgido uma nova data para uma sessão de testes adicional, marcada para 7 e 8 de março no...

Read moreDetails

Enduro Sprint e Mini Enduro fecharam época desportiva de 2025 em Castelo Branco

by Redação
Dezembro 10, 2025
0
Enduro Sprint e Mini Enduro fecharam época desportiva de 2025 em Castelo Branco

Castelo Branco recebeu, no passado fim de semana de 6 e 7 de dezembro, as últimas provas de campeonatos nacionais da época de 2025, com o fecho do...

Read moreDetails

KTM impressiona com os tempos por volta do novo motor de 850cc!

by Redação
Dezembro 10, 2025
0
KTM impressiona com os tempos por volta do novo motor de 850cc!

A KTM faz um balanço positivo do seu recente teste com o motor 850cc na pista de Jerez e revela-se impressionada com os tempos obtidos. O responsável da...

Read moreDetails

Ruben Faria procura quarta vitória no Dakar

by Redação
Dezembro 10, 2025
0
Ruben Faria procura quarta vitória no Dakar

Mais uma vez a liderar a equipa oficial da Honda no W2RC Ruben Faria está preparado não apenas para um novo ano desportivo mas igualmente para enfrentar junto...

Read moreDetails

Red Bull KTM Factory Racing pronta para o Dakar

by Redação
Dezembro 10, 2025
0
Red Bull KTM Factory Racing pronta para o Dakar

Na estrutura oficial da marca estarão o atual campeão Daniel Sanders, Luciano Benavides e Edgar Canet, com o jovem espanhol a estrear-se na categoria RallyGP. Vindo de uma...

Read moreDetails
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.