A estrela australiana de motocross freestyle, duas vezes medalhado nos X Games e orgulhoso membro do Nitro Circus, Jayden “Jayo” Archer, morreu na sequência de um acidente durante um treino na quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024. Tinha 27 anos de idade.
Conhecido internacionalmente como um dos três únicos pilotos a completar com sucesso um triplo backflip na sua moto em competição, este truque estava alegadamente a ser praticado quando ocorreu o acidente. Foi o primeiro piloto a conseguir este truque e, segundo consta, estava também a trabalhar no sentido de aperfeiçoar um salto mortal quádruplo para um evento futuro.
Aterrar o triplo backflip pela primeira vez na frente de todos os reunidos no Nitro World Games em Brisbane, Austrália, em novembro de 2022, foi uma experiência como nenhuma outra, disse Archer na altura.
Em declarações à ESPN: “Não consigo descrever este sentimento. Isto é muito mais do que um truque para mim. Dediquei toda a minha vida nos últimos três anos a este momento. Houve muitos obstáculos, ossos partidos e eliminações, e fá-lo-ia 100 vezes mais para reviver este momento de novo”. Logo após ter atingido este ponto alto da sua carreira, pediu imediatamente em casamento a sua namorada de longa data, Beth King, e terão ficado noivos no final de 2024.
O Nitro Circus confirmou a morte de Archer num post do Instagram que diz: “A família Nitro Circus está de luto pela perda de Jayo Archer. Jayo era o exemplo de paixão, trabalho árduo e determinação. Levou o que era possível numa moto de terra a alturas nunca antes vistas. Uma influência positiva para os que o rodeavam. E, acima de tudo, um grande ser humano e amigo de todos nós. Enviamos os nossos pensamentos e amor à família e amigos do Jayo. Gostamos muito de ti, companheiro. Viaja em paz”.
Nós, na Revista Motociclismo enviamos as nossas mais profundas condolências à família, amigos e fãs de Archer em todo o mundo durante este momento difícil.