Pedro Acosta passou o dia de testes de MotoGP em Barcelona concentrado no trabalho com a aerodinâmica da KTM RC16. Esta foi a primeira vez que esteve em pista como piloto da equipa de fábrica do construtor austríaco.
O piloto resumiu o seu trabalho, mostrando-se agradado com as soluções testadas: ‘Testei quatro ou cinco carenagens diferentes, o Brad [Binder] esteve mais focado no aspeto da eletrónica. Estou contente, porque chegámos a algumas conclusões – o que nunca é fácil no aspeto da aerodinâmica. Por isto, precisamos de estar contentes. O problema é que gosto de coisas de uma, coisas de outra, e quero tudo junto. Experimentámos várias coisas, e foi positivo. No fim, quando fiz a comparação com a minha carenagem, foi positivo. Também vários pilotos da KTM experimentaram algumas especificações, e os comentários foram mais ou menos na mesma direção. Por isto, estou contente’.
O que é que a nova aerodinâmica melhorou? Acosta explicou: ‘É um bocado mais calma, isso é importante. A nossa moto está a abananar muito se virem na televisão, e isto não é fácil para a tração, para os pneus, tudo. Ter dois pilotos a virem de outros construtores no outro lado da garagem é também importante para ter ideias diferentes’.
Questionado sobre o que gostaria de ter na moto para o primeiro teste em 2025, o espanhol não se poupou nos «pedidos»: ‘Quero mais potência, quero mais desempenho em curva, quero a moto mais calma, quero aderência, quero tudo talvez! Se melhorarmos em tração e a moto for um bocado mais calma, ficaria contente’.