O novo anos traz novidades nas concessões do MotoGP para alguns fabricantes, com a Yamaha e a Honda a serem as principais beneficiadas, contrariamente ao que acontece com a Ducati que se viu privada de alguns «bónus» extra, algo que mereceu uma crítica de Francesco ‘Pecco’ Bagnaia.
O duas vezes campeão do mundo foi questionado sobre se as duas equipas japoneses teriam, a seu ver, uma grande vantagem face à possibilidade de testar mais, e não só, e respondeu de forma afirmativa mas com críticas à Dorna por esta retirar parte dos benefícios que a Ducati tinha: ‘Eles terem mais testes… começam já na Malásia com mais dois ou três dias e depois podem testar em qualquer lado e creio que isso será um grande passo em frente para eles. É verdade que precisam mas, do meu ponto de vista, as concessões para a Ducati não tinha de mudar. Para a Ducati tinha de ser o mesmo e não reduzir dias de teste, número de pneus, de wildcards. Não entendi isso porque as concessões para os outros foram enormes’.
Falou depois sobre o reforço da Yamaha, com a equipa a reforçar-se precisamente na Ducati, primeiro com Marco Nicotra, e depois Massimo Bartolini: ‘Se considerarmos a Honda e a Yamaha creio que é bom para eles porque podem fazer mais coisas. A Yamaha tem o Max Bartolini, foi para eles e será certamente um grande passo em frente para eles, irão ter uma grande vantagem do meu ponto de vista’.