• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sexta-feira, Dezembro 19, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Desporto

Para Dani Pedrosa, o foco principal em 2024 será a aerodinâmica. Será que isso vai ser suficiente para colocar a KTM no primeiro lugar?

by Redação
Março 4, 2024
in Desporto
0
Para Dani Pedrosa, o foco principal em 2024 será a aerodinâmica. Será que isso vai ser suficiente para colocar a KTM no primeiro lugar?

Fonte:© Lukasz Swiderek/PSP

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Dani Pedrosa, apesar de não ser um piloto de MotoGP ativo, está profundamente envolvido no desenvolvimento do desporto, particularmente no domínio da aerodinâmica, através do seu papel como piloto de testes oficial da KTM. Os conhecimentos de Pedrosa revelam uma relação complexa entre o design da moto e o desempenho do piloto, destacando o impacto significativo da aerodinâmica na experiência moderna do MotoGP.

Pedrosa tem falado sobre os desafios apresentados pela crescente dependência de componentes aerodinâmicos, como asas e apêndices, nas motos de MotoGP. Estes elementos, embora melhorem a estabilidade e a velocidade em curva, também tornaram as motos mais exigentes do ponto de vista físico. Esta evolução no design complica as manobras de ultrapassagem e aumenta a carga física dos pilotos, que têm agora de gerir velocidades de curva mais elevadas e as forças daí resultantes.

RelatedPosts

KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

KTM está de volta e celebra nova fase da vida, em vídeo

Bajaj oficializada como principal investidora no salvamento da KTM AG

Apesar da sua vasta experiência e contribuições para o desporto, Pedrosa encontra-se numa batalha contínua com os engenheiros aerodinâmicos da KTM. Ele esforça-se por equilibrar a procura de eficiência aerodinâmica com a necessidade de motos que sejam manejáveis e que respondam às solicitações do piloto. O principal argumento de Pedrosa reside no compromisso entre os ganhos aerodinâmicos e a capacidade de manobra das motos. Ele argumenta que as soluções aerodinâmicas atuais, embora teoricamente benéficas, resultam muitas vezes em motos mais difíceis de controlar, especialmente no contexto dinâmico de uma corrida em que as mudanças rápidas de direção e o combate próximo com outros pilotos são comuns.

A crítica de Pedrosa estende-se à sensação geral e ao feedback fornecido pelas motos. Ele sugere que a carga aerodinâmica excessiva pode diluir a ligação entre o piloto e a máquina, dando a sensação de que é a moto, e não o piloto, que dita a ação. Esta mudança, de acordo com Pedrosa, diminui o espetáculo das corridas de MotoGP e a capacidade dos pilotos de expressarem a sua habilidade e estilo na pista.

Reflectindo sobre a evolução das máquinas de MotoGP, Pedrosa expressa uma preferência pelos designs mais simples e limpos do passado. Ele recorda o tempo em que as motos eram desprovidas de ajudas aerodinâmicas complexas, um período que ele considera mais agradável tanto para os pilotos como para os espectadores. Os comentários de Pedrosa sublinham um debate mais amplo no MotoGP sobre a direção do desenvolvimento das motos e o equilíbrio entre o avanço tecnológico e a preservação dos valores fundamentais do desporto, como a perícia do piloto e as corridas competitivas.

Em resumo, o diálogo contínuo de Dani Pedrosa com o departamento de aerodinâmica da KTM realça a intrincada relação entre tecnologia e desporto no MotoGP. À medida que a série continua a evoluir, o desafio será encontrar um compromisso que mantenha a essência do MotoGP enquanto abraça as possibilidades oferecidas pela inovação tecnológica.

Tags: 2024DesportoKTMMotoGPNoticias

Related

O MotoGP enfrenta uma dúvida com o circuito do Brasil: conseguirá Goiânia cumprir os padrões de segurança?

by Redação
Dezembro 18, 2025
0
O MotoGP enfrenta uma dúvida com o circuito do Brasil: conseguirá Goiânia cumprir os padrões de segurança?

O sonho brasileiro do MotoGP: irá Goiânia passar no teste para 2026? O entusiasmo no mundo do MotoGP é palpável à medida que se aproxima o momento do...

Read moreDetails

Francesco Bagnaia ainda não sabe o que realmente aconteceu em Motegi

by Redação
Dezembro 18, 2025
0
Francesco Bagnaia ainda não sabe o que realmente aconteceu em Motegi

@photopsp_jacek_swiderek

Read moreDetails

Fabiano Sterlacchini fala da estratégia da Aprilia no MotoGP: como desafiar Marc Márquez

by Redação
Dezembro 18, 2025
0
Fabiano Sterlacchini fala da estratégia da Aprilia no MotoGP: como desafiar Marc Márquez

Dentro da estratégia da Aprilia no MotoGP: Fabiano Sterlacchini revela os segredos do sucesso! Numa entrevista exclusiva à imprensa internacional, Fabiano Sterlacchini, Diretor Técnico da Aprilia, levanta o...

Read moreDetails

Maverick Viñales junta-se à família Lorenzo para 2026: poderá esta decisão relançar a sua carreira?

by Redação
Dezembro 18, 2025
0
Maverick Viñales junta-se à família Lorenzo para 2026: poderá esta decisão relançar a sua carreira?

photopsp_lukasz_swiderek

Read moreDetails

Gala dos Campeões FMP 2025

by Redação
Dezembro 16, 2025
0
Gala dos Campeões FMP 2025

O Casino do Estoril foi mais uma vez o palco escolhido pela FMP para homenagear os Campeões Nacionais de Motociclismo 2025 na sua habitual gala. Na mesma ocasião...

Read moreDetails

Honda HRC e Martim Ventura a postos para atacar 2026

by Redação
Dezembro 16, 2025
0
Honda HRC e Martim Ventura a postos para atacar 2026

Monster Energy Honda HRC Rally & Rally2

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.