• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Motos

Paixão sobre duas rodas: A transformação de uma Suzuki Katana, por Matsuda

by Daniel Rhodes
Setembro 24, 2024
in Motos
0
Paixão sobre duas rodas: A transformação de uma Suzuki Katana, por Matsuda

Source: Japan Webike

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Numa época em que as motos de fábrica dominam as estradas, Matsuda, um entusiasta japonês, demonstra que a verdadeira paixão pelo motociclismo ainda reside na personalização. A sua Suzuki GSX1100S Katana de 1986, transformada ao longo de mais de uma década, é um testemunho vivo desta arte.

Matsuda recordou o momento em que encontrou a moto, citado pelo Japan Webike, com os olhos a brilhar ao falar da sua joia de duas rodas: ‘Encontrei esta Katana há cerca de 12 anos, já em processo de personalização. Mas eu queria personalizá-la eu próprio, por isso comprei-a’.

RelatedPosts

Nova Suzuki KATANA 2025: Lançamento a 29 de outubro com nova cor

Suzuki KATANA customizada: Um clássico reinventado com subtileza

Suzuki KATANA: Pronta para «rasgar» as estradas – uma verdadeira obra-prima de engenharia e design

O que começou como um projeto pessoal rapidamente se transformou numa colaboração com os melhores profissionais do ramo. Matsuda tinha as ideias, os especialistas davam-lhes vida: ‘Basicamente, deixo tudo com eles, mas claro, dou o meu contributo. Quando decidi passar para jantes de 17 polegadas, por exemplo, discutimos as melhores opções. Quando mostrei o plano original aos meus amigos, muitos disseram que não combinava. Mas o profissional que fez o trabalho insistiu que se adequava perfeitamente ao motociclo’.

Esta abordagem colaborativa resultou num motociclo que é tanto uma obra de arte como um prodígio de engenharia. O motor, originalmente de 1100cc, foi aumentado para 1135cc, equipado com uma árvore de cames Yoshimura ST-1 e um carburador TMR da mesma marca. O quadro foi reforçado em dez pontos estratégicos, garantindo rigidez e estabilidade mesmo nas viagens mais longas.

A estética do motociclo é igualmente impressionante. Uma pintura personalizada, com linhas amarelas ousadas que inicialmente dividiram opiniões, acabou por se tornar a marca registada desta Katana.

O resultado final é uma fusão harmoniosa entre o clássico e o moderno. O depósito de combustível em alumínio batido coexiste com um painel de instrumentos digital Acewell, complementado por um GPS Daytona. A suspensão combina forquilhas da GSF1200 com amortecedores traseiros Öhlins, oferecendo um equilíbrio perfeito entre conforto e desempenho.

Mas esta Katana não é apenas para ser admirada, mas sim também para usar, e Matsuda utiliza-a diariamente e não hesita em percorrer centenas de quilómetros para participar em encontros de Katana organizados pela Suzuki: ‘Esta moto é a minha companheira de viagem. Cada quilómetro percorrido adiciona um novo capítulo à nossa história’, afirma com orgulho.

Principais alterações efetuadas:

  1. Aumento da cilindrada do motor para 1135cc
  2. Instalação de árvore de cames Yoshimura ST-1
  3. Montagem de carburador Yoshimura TMR de 41mm
  4. Reforço do quadro em 10 pontos
  5. Substituição das jantes por modelos Gale Speed Type-C de 17 polegadas
  6. Instalação de forquilha dianteira GSF1200 de 43mm com molas internas Öhlins
  7. Montagem de braço oscilante traseiro de GSX-R1100
  8. Instalação de amortecedores traseiros Öhlins Legend Twin Shock
  9. Substituição das maxilas de travão por Nissin de 4 pistões à frente e GSX-R1100 atrás
  10. Montagem de discos de travão Motomaster
  11. Instalação de depósito de combustível em alumínio batido
  12. Pintura personalizada com detalhes em amarelo
  13. Montagem de carenagens dianteira e traseira Ohno Speed
  14. Instalação de painel de instrumentos Acewell CA080-502 modificado
  15. Adição de instrumentos Yoshimura PRO-GRESS2 e Daytona Moto GPS Racer
  16. Montagem de sistema de escape combinando Asahi Racing Titanium com silenciador personalizado
Tags: Suzuki KATANA

Related

Relembre a histórica Vincent Black Shadow

by Daniel Rhodes
Janeiro 21, 2025
0
Relembre a histórica Vincent Black Shadow

A Vincent Black Shadow, produzida entre 1948 e 1955, é uma das motos mais icónicas da história britânica. Concebida pela Vincent H·R·D em Stevenage, Hertfordshire, destacou-se pela sua...

Read moreDetails

Harley-Davidson Fat Boy elétrica: Parece mentira mas não é, conheça a história de inovação e perseverança

by Daniel Rhodes
Janeiro 19, 2025
0
Harley-Davidson Fat Boy elétrica: Parece mentira mas não é, conheça a história de inovação e perseverança

Uma revolucionária transformação de uma icónica Harley-Davidson Fat Boy num veículo elétrico está a causar sensação no Japão, revelando uma comovente história de determinação familiar e inovação tecnológica....

Read moreDetails

Laverda 750 SFC: ADN de corrida puro, extinta há quase cinco décadas mas ainda hoje faz suspirar

by Daniel Rhodes
Janeiro 12, 2025
0
Laverda 750 SFC: ADN de corrida puro, extinta há quase cinco décadas mas ainda hoje faz suspirar

Entre 1971 e 1976, a Laverda 750 SFC emergiu como uma das motos mais icónicas do mundo das corridas de resistência. Com um design inconfundível e um desempenho...

Read moreDetails

Matchless G12: Ícone britânico dos anos 60

by Daniel Rhodes
Dezembro 21, 2024
0
Matchless G12: Ícone britânico dos anos 60

A Matchless G12, produzida entre 1958 e 1966 pela Associated Motor Cycles (AMC), permanece como um marco na história do motociclismo clássico britânico. Projetada para competir no segmento...

Read moreDetails

Uma lenda entre as 125cc e que ainda hoje nos faz suspirar: Relembre a Cagiva Mito 125

by Daniel Rhodes
Dezembro 15, 2024
0
Uma lenda entre as 125cc e que ainda hoje nos faz suspirar: Relembre a Cagiva Mito 125

A Cagiva Mito 125 é uma moto que marcou a história das desportivas de baixa cilindrada. Apresentada em 1989, a Mito não era apenas uma moto de 125cc;...

Read moreDetails

Yamaha XSR900 GP: Yard Built – Eddie Lawson, uma homenagem às lendas do paddock

by Daniel Rhodes
Novembro 29, 2024
0
Yamaha XSR900 GP: Yard Built – Eddie Lawson, uma homenagem às lendas do paddock

A Yamaha apresenta o mais recente projeto da série Yard Built, intitulado Back to the Paddock, que presta tributo à rica herança de corridas da marca, especialmente dos...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.