A Liberty Media concluiu a aquisição do MotoGP, mas a realidade é que conseguir que o mesmo número de pessoas assista e interaja com a categoria, tal como acontece com a Fórmula 1, é uma coisa completamente diferente e não é fácil de conseguir e não o conseguirão a menos que… ‘haja uma razão para isso’, acredita Roland Sands.
O designer de motos personalizadas de alta performance e também piloto de motociclismo nos Estados Unidos falou sobre o acordo e como ele não terá, provavelmente, um grande impacto para o público americano, a menos que haja uma razão para isso acontecer, o que não ocorre agora, como explicou em palavras à CNN: ‘Os americanos não vão querer saber se os europeus andam às voltas em motos, até haver uma razão para isso. Temos de construir personagens e queremos ter a sensação de saber quem está por detrás do capacete, e a Liberty fez um trabalho fantástico não só ao fazer isso (com a F1), mas também ao contar a história das equipas. Agora sentimos que estamos a par de tudo’, aludindo assim ao documentário de muito sucesso, Drive to Survive.
Depois, tentou explicar porque é que isso não acontece atualmente, uma vez que o MotoGP precisa de aumentar a sua popularidade nos EUA mas que tal não é fácil de acontecer: ‘Se o vamos fazer para a América, o programa tem de ser em inglês, número um. Porque aqui ninguém quer ver legendas. É preciso desenvolver as personagens e é preciso torná-la numa festa, é preciso levá-la a um ponto em que as pessoas a vejam num bar. Quero dizer, agora as pessoas vêm futebol aqui. Levantam-se de manhã cedo, vão para os bares e bebem cerveja’.
Sands recordou ainda o impacto que Valentino Rossi teve e como «um único piloto» fez crescer a categoria, reunindo pessoas para a ver, sentindo uma certa ligação com o piloto e a categoria: ‘O que é que Rossi trouxe ao desporto? E porque é que ele era tão fantástico e porque é que ajudou o MotoGP a crescer da forma como cresceu? É como se as pessoas gostassem dele, ele era simpático, era engraçado, celebrava, dava às pessoas razões visuais para gostarem dele’.