A MV AGUSTA continua fiel ao seu distintivo chassis em treliça, uma herança do lendário designer Massimo Tamburini que persiste até aos dias de hoje, inclusive na recém-apresentada Superveloce 1000.
Este chassis, construído em tubos de aço cromo-molibdénio dispostos em forma triangular, representa mais do que uma mera escolha estética. É o resultado de décadas de desenvolvimento e da visão única de Tamburini, que desde os seus tempos na Bimota se inspirou nas MV AGUSTA dos anos 60.
A genialidade desta estrutura reside em três princípios fundamentais. Primeiro, a disposição triangular distribui eficientemente as forças de tracção e compressão, permitindo uma estrutura simultaneamente leve e rígida. Segundo, a combinação de triângulos de diferentes dimensões resulta num chassis extremamente compacto que se adapta perfeitamente às dimensões do motor.
O terceiro e mais crucial aspecto é o equilíbrio entre rigidez e flexibilidade. ‘Um chassis não deve ser apenas forte’, explicava Tamburini, ‘deve ter a capacidade de flexão controlada para proporcionar o melhor feedback possível ao condutor’.