• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Domingo, Dezembro 21, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Noticias de Motos

O regresso das desportivas de quatro cilindros: Aposta da indústria chinesa?

by Daniel Rhodes
Fevereiro 20, 2025
in Noticias de Motos, Novidades - Actualidade
0
O regresso das desportivas de quatro cilindros: Aposta da indústria chinesa?

Source: Voge Global

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Durante décadas, as motos desportivas de quatro cilindros em linha dominaram o mercado, oferecendo uma combinação irresistível de potência, som inconfundível e desempenho de topo. No entanto, com a evolução das preferências dos consumidores, o segmento começou a inclinar-se para motores mais compactos e eficientes, como os bicilíndricos paralelos e os tricilíndricos. Ainda assim, os fabricantes chineses parecem estar a desafiar esta tendência, trazendo de volta os icónicos motores de quatro cilindros em modelos de média cilindrada.

Aposta da Voge no segmento desportivo

A Voge, uma subsidiária da gigante chinesa Loncin, tem vindo a expandir a sua presença no mercado europeu e agora apresenta um modelo que poderá reacender o entusiasmo pelos quatro cilindros: a RR660S. Esta moto desportiva de 662,8cc promete aproximadamente 100 cavalos de potência e 74 Nm de binário, inserindo-se no segmento das médias cilindradas.

RelatedPosts

Voge DS800 Rally: A nova maxi-trail com ADN de aventura – Já pode reservar a sua!

VOGE SR4 Radar: A scooter que eleva a segurança e tecnologia a outro nível

Vídeo: Voge 300 Rally em ação – Veja esta pequena aventureira em ação

O design da RR660S remete para as linhas agressivas e aerodinâmicas dos desportivos mais emblemáticos, ainda que com uma certa familiaridade estética a modelos já conhecidos. A tecnologia embarcada é extensa, oferecendo os mais recentes sistemas de assistência e segurança, embora muitos motociclistas acabem por não explorar a totalidade dessas funcionalidades.

Uma nova Era para os quatro cilindros?

O regresso dos motores de quatro cilindros a este segmento pode ter múltiplas explicações. Por um lado, há o fator nostalgia – muitos entusiastas das duas rodas associam os motores de quatro cilindros em linha a algumas das motos mais icónicas da história. A suavidade de funcionamento, o som característico e a explosão de potência nas rotações mais altas continuam a ser argumentos fortes.

Por outro lado, há um fator económico e estratégico. A engenharia e o design destes motores já estão amplamente documentados e disponíveis, tornando relativamente fácil para novos fabricantes desenvolverem modelos baseados em plataformas já existentes. A crescente aposta de marcas como a QJ Motor, CFMoto e agora a Voge sugere que a China vê nos quatro cilindros uma oportunidade para conquistar um público mais exigente e cimentar a sua posição no mercado global.

Tendência ou estratégia?

A grande questão que se coloca é se estamos perante um verdadeiro renascimento do motor de quatro cilindros, ou apenas uma jogada comercial para testar a aceitação do público. Enquanto marcas tradicionais como a Kawasaki e a Honda ainda mantêm alguns modelos equipados com esta arquitetura – como a Ninja ZX-6R e a CBR650R –, a grande maioria das novas propostas, como a Yamaha YZF-R7 ou a Triumph Daytona 660, opta por soluções mais compactas e económicas.

Será que os motociclistas vão abraçar esta nova vaga de desportivas de quatro cilindros da China, ou continuarão fiéis às marcas mais estabelecidas? A resposta dependerá do equilíbrio entre desempenho, fiabilidade e preço que estas novas propostas conseguirem oferecer.

Tags: Voge

Related

Benda P51 hybrid boxer: O surpreendente motor híbrido de 250cc que desafia a lógica

by Redação
Dezembro 21, 2025
0
Benda P51 hybrid boxer: O surpreendente motor híbrido de 250cc que desafia a lógica

A Benda aproveitou o palco da EICMA, o maior salão de motos do mundo, para mostrar muito mais do que a Dark Flag 950 com motor V4. Entre...

Read moreDetails

Kawasaki e os híbridos: Novas patentes apontam para uma evolução mais eficiente

by Redação
Dezembro 20, 2025
0
Kawasaki e os híbridos: Novas patentes apontam para uma evolução mais eficiente

A Kawasaki continua a apostar seriamente na tecnologia híbrida e uma nova patente revela que a marca japonesa está a repensar a arquitetura destas motos para resolver um...

Read moreDetails

Shark SKWAL CUP Speed-Fancy: Espírito de competição para a estrada

by Redação
Dezembro 20, 2025
0
Shark SKWAL CUP Speed-Fancy: Espírito de competição para a estrada

O Shark SKWAL CUP Speed-Fancy nasce inspirado nos formatos de corrida “Cup” e foi pensado para condutores que encaram cada saída como um exercício de precisão e controlo....

Read moreDetails

Vídeo: Vá além fronteiras com a KTM 1390 SUPER ADVENTURE S EVO 2026

by Redação
Dezembro 19, 2025
0
Vídeo: Vá além fronteiras com a KTM 1390 SUPER ADVENTURE S EVO 2026

A KTM 1390 SUPER ADVENTURE S EVO 2026 marca um novo patamar no segmento das motos de aventura, ao combinar desempenho de alto nível com uma abordagem tecnológica...

Read moreDetails

FB Mondial Piega 452: estilo italiano e desempenho A2 agora em promoção

by Redação
Dezembro 19, 2025
0
FB Mondial Piega 452: estilo italiano e desempenho A2 agora em promoção

A FB Mondial Piega 452 afirma-se como um dos modelos mais marcantes da marca italiana nos últimos tempos, combinando design retro, tecnologia atual e um posicionamento claramente desportivo....

Read moreDetails

A aventureira definitiva? A Yamaha Ténéré 700 World Raid 2026 chega mais preparada do que nunca

by Redação
Dezembro 19, 2025
0
A aventureira definitiva? A Yamaha Ténéré 700 World Raid 2026 chega mais preparada do que nunca

A Yamaha Ténéré 700 World Raid 2026 reforça a sua vocação de grande viajante e afirma-se como uma das propostas mais completas no universo trail de média cilindrada....

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.