• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Desporto

Andrea Iannone regressa ao WSBK com equipa própria, a Cainam Racing

by Redação
Novembro 27, 2025
in Desporto
0
Andrea Iannone regressa ao WSBK com equipa própria, a Cainam Racing
0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Andrea Iannone cumpre o prometido e lança a sua própria equipa Ducati “Cainam Racing” para o WSBK 2026!

Quando já ninguém esperava, Andrea Iannone registou oficialmente a sua própria equipa com material Ducati, a “Cainam Racing”, para o Campeonato do Mundo de Superbike de 2026. O italiano, que na época finda representou a Go Eleven, viu-se sem lugar para a próxima temporada. Em vez de se resignar, Iannone decidiu avançar sozinho — uma manobra audaciosa que despertou tanto entusiasmo como ceticismo entre fãs e especialistas.

RelatedPosts

Aprilia RS 457 GP Replica: O espírito do MotoGP numa 457 mais focada e equipada

Zontes «faz mira» à Honda: 552G é a nova maxi-scooter que promete ameaçar a X-ADV; Chegada a Portugal ainda por anunciar

Triumph eleva conceito de desportiva naked com a Street Triple 765 RX, uma derradeira proposta para as pistas

Este desenvolvimento surge após a confirmação da separação entre Iannone e a Go Eleven, após a ronda de Most em maio. Desesperado por um lugar numa equipa de fábrica, os seus esforços falharam, levando-o a apostar tudo no seu próprio projeto. Mal a poeira da temporada de 2025 assentou, Iannone submeteu a inscrição da equipa à Dorna, pagou as taxas necessárias e revelou o nome da sua criação: Cainam Racing — uma piscadela ao seu apelido notório, “Maniac” (Cainam lido ao contrário), mas a história não acaba aqui.

No entanto, por detrás do anúncio glamoroso esconde-se uma realidade precária. Gerir uma equipa privada no WSBK — mesmo com apenas um piloto — exige um investimento impressionante de pelo menos 1,5 milhões de euros por temporada. De forma alarmante, a Cainam Racing não possui, neste momento, qualquer infraestrutura estabelecida para suportar este projeto.

Iannone terá, alegadamente, assegurado um parceiro financeiro: a Cainam Ventures, uma empresa sediada em Nova Iorque especializada em transações automatizadas de ativos digitais. Mas esta revelação levantou suspeitas, relembrando a desastrosa saga CryptoDATA no MotoGP, que ainda permanece na memória de muitos.

A somar aos desafios crescentes, há um problema gritante: Iannone falhou os prazos cruciais para encomendar uma Ducati Panigale V4R para 2026. A data limite para as encomendas era julho, com os pagamentos finais devidos até ao final de outubro — prazos que Iannone infelizmente ultrapassou. Como resultado, terá de alugar uma moto de testes à Ducati para poder participar nos testes de meados de fevereiro em Phillip Island, na esperança de eventualmente garantir a sua própria moto até ao final de março. Entretanto, a Ducati está a canalizar recursos para a nova V4R destinada a equipas estabelecidas como a Aruba e a Barni.

Inicialmente, parecia que a grelha do WSBK 2026 ficaria limitada a 22 pilotos, mas a entrada inesperada de Iannone veio baralhar esses planos. Mas sem equipa estabelecida, sem estrutura organizacional, sem pessoal anunciado e — mais crucial — sem moto à vista a situação parece de difícil concretização. Há até incertezas quanto ao apoio logístico da Dorna, mas, de alguma forma, Iannone está determinado a fazer tudo funcionar. Há apenas algumas semanas, responsáveis da Ducati mostravam um otimismo cauteloso, classificando as hipóteses de Iannone como “muito reduzidas”, mas acrescentaram com um sorriso: “se há alguém capaz… é o Andrea.”

Related

A transformação radical da Tech3: Steiner e Coleman revelam planos para a equipa de MotoGP

by Redação
Dezembro 4, 2025
0
A transformação radical da Tech3: Steiner e Coleman revelam planos para a equipa de MotoGP

A Tech3 entra numa nova era: Steiner e Coleman revelam um plano ambicioso para o futuro no MotoGP. O pano caiu sobre a temporada de 2025 em Valência,...

Read moreDetails

Diogo Vieira revalidou título de Campeão Nacional de Hard Enduro

by Redação
Dezembro 4, 2025
0
Diogo Vieira revalidou título de Campeão Nacional de Hard Enduro

Diogo Vieira renovou o título de Campeão Nacional de Hard Enduro, após aceso duelo com Diego Rodrigues ao longo de toda a temporada e que durou até ao...

Read moreDetails

Marc Márquez encerra rivalidade de dez anos com Valentino Rossi num apelo ao respeito no MotoGP

by Redação
Dezembro 4, 2025
0
Marc Márquez encerra rivalidade de dez anos com Valentino Rossi num apelo ao respeito no MotoGP

Marc Márquez sacode uma rivalidade de 10 anos com Valentino Rossi: estaremos perante uma nova era de respeito? Marc Márquez, estrela da Ducati, parece querer enterrar o machado...

Read moreDetails

Francesco Bagnaia e as dificuldades no MotoGP 2025: “O mais difícil foi aceitar…”

by Redação
Dezembro 3, 2025
0
Francesco Bagnaia e as dificuldades no MotoGP 2025: “O mais difícil foi aceitar…”

Francesco Bagnaia, a estrela da Ducati, passou por uma das temporadas mais caóticas e desafiantes da sua ilustre carreira no MotoGP. Depois de conquistar dois títulos mundiais consecutivos...

Read moreDetails

Dakar a caminho da Arábia Saudita

by Redação
Dezembro 3, 2025
0
Dakar a caminho da Arábia Saudita

As verificações técnicas e administrativas do Rali Dakar 2026 decorreram na passada semana em Santa Susanna, localidade a cerca de 60 quilómetros de Barcelona. Entre o mar e...

Read moreDetails

MotoGP na China em 2027?

by Redação
Dezembro 3, 2025
0
MotoGP na China em 2027?

Com a cada vez maior presença da CFMoto no paddock do MotoGP e lado a lado com o mesmo promotor do GP da China de F1 desde 2004,...

Read moreDetails
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.