O sonho brasileiro do MotoGP: irá Goiânia passar no teste para 2026?
O entusiasmo no mundo do MotoGP é palpável à medida que se aproxima o momento do regresso ao Brasil na temporada de 2026. No entanto, por detrás do trabalho esconde-se uma tendência preocupante que tem marcado a introdução de novos circuitos nos últimos anos: a alarmante possibilidade de atrasos e de incumprimento das regras de segurança essenciais.
O circuito brasileiro, localizado em Goiânia, encontra-se atualmente em obras, restando apenas três meses até à data do evento. À medida que o tempo avança, aumenta a pressão para garantir que este projeto ambicioso cumpra os rigorosos requisitos estabelecidos pelas entidades reguladoras do motociclismo. Os organizadores do MotoGP, a Dorna, e a Federação Internacional de Motociclismo (FIM) já realizaram inspeções, e as conclusões não são completamente tranquilizadoras. Elementos críticos do circuito continuam aquém dos padrões exigidos, levantando sérias dúvidas quanto à sua prontidão.
Num precedente inquietante, o circuito finlandês de Kymiring foi anunciado para o MotoGP, mas acabou por não acolher qualquer evento devido a falhas regulamentares semelhantes. Com este historial em mente, fãs e intervenientes acompanham com ansiedade a evolução das obras em Goiânia. Repetir-se-á a história ou conseguirá o Brasil garantir finalmente o seu lugar no calendário do MotoGP?
Um dos problemas mais urgentes do circuito de Goiânia é o centro médico, um componente crucial para a segurança dos pilotos. O Secretário de Estado do Desporto e Lazer indicou que são necessárias obras adicionais antes de este poder ser considerado adequado. Mas não é tudo — a FIM sinalizou várias modificações necessárias na zona do paddock, complicando ainda mais o calendário. Embora as boxes estejam, alegadamente, concluídas, também necessitam de ampliação e reconfiguração para acomodar as necessidades das equipas no dia da corrida.
Apesar destes desafios, existe um ténue sinal de esperança. As obras essenciais para o Grande Prémio do Brasil estão oficialmente confirmadas, e os esforços estão a ser intensificados para garantir que tudo esteja pronto. O asfalto já foi colocado e não são reportadas alterações nos protocolos de segurança, o que indica que algum progresso foi alcançado. Atualmente, o circuito encontra-se cerca de 85% concluído, e as autoridades brasileiras manifestam confiança na realização do evento, pendente de uma inspeção final a realizar apenas três semanas antes da corrida.
Enquanto os fãs de MotoGP aguardam ansiosamente o rugido dos motores no Brasil, o fantasma de falhanços passados continua a pairar. Conseguirá o circuito de Goiânia estar à altura do desafio?













