Maverick Viñales esteve entre os mais velozes do primeiro dia do GP de Aragão de MotoGP. No treino da tarde, o piloto da Aprilia realizou o terceiro tempo, sendo 0,316s mais lento do que o líder, Marc Márquez (Gresini/Ducati).
O espanhol admitiu que não teve as melhores sensações no repavimentado circuito da MotorLand Aragón, mas está confiante na possibilidade de fazer um bom resultado: ‘É certo que a sensação da pista é estranha quando pilotas a moto, mas assim que tocas no acelerador há muita aderência. Então, é importante entender como podemos dar o próximo passo, porque parece que temos uma boa oportunidade, para ser honesto’.
Questionado sobre onde perdeu tempo no último setor, Viñales esclareceu que optou por ter calma e não arriscar na sua última volta: ‘Penso que seguramente na sequência de voltas anterior eu tive muitas vibrações, e depois levei com calma, não queria arriscar nessa volta. Por isso, simplesmente cruzei a última curva e fiz acontecer, e ainda assim foi um tempo de volta muito bom, fiquei surpreendido. Veremos amanhã se consigo atacar totalmente no último setor, porque hoje quando tentei comecei a ter algumas vibrações e não queria ir além do limite. Não era a altura certa. Mas parece que o tempo de volta surgiu muito facilmente e muito bem – a pilotar a moto de forma muito fluída. Parece boa, parece estar a funcionar’.
Sobre as causas das vibrações que sentiu, o #12 explicou que ainda não tem certezas: ‘Simplesmente entrava um bocado de lado, e depois quando tinha aderência, tinha a vibração. Precisamos de verificar; não tive tempo suficiente para verificar, mas simplesmente levantava um bocado. A sensação é estranha com o feedback da pista, é tão diferente. Parece, por exemplo, que quando estás na volta de saída vais cair. Mas depois, quando começas a atacar, há muita aderência. Para ser honesto, é muito estranho’.
A Aprilia esteve em bom plano, com os seus quatro pilotos nos dez primeiros lugares, e Viñales olha em particular para Miguel Oliveira (Trackhouse Racing) de modo a fazer as melhorias que precisa: ‘Sim, claro [que ajuda ter todas as Aprilia competitivas], e também no Setor 4, o Miguel fez um Setor 4 muito bom, por isso temos dados para melhorar aí. Julgo que se conseguir melhorar no Setor 4, provavelmente estarei na linha da frente. Então, preciso de forçar isso’.